Vigilância Sanitária segue atuando e monitorando para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue - Crédito: Prefeitura
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Montenegro, por meio da Vigilância Sanitária, segue atuando e monitorando para evitar, ainda mais, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Nesta semana, o setor divulgou a relação de focos do inseto encontrados nos bairros da cidade. Três locais se destacam pelo alto número, superando a marca de 30 só neste ano.
O Centro é o bairro com maior incidência, contabilizando 69 focos de Aedes identificados nas visitas domiciliares para levantamento de índice. Logo após, vem o Rui Barbosa, com 41. O bairro Senai também está em alerta, com 31 focos encontrados. Segundo a chefe da Vigilância em Saúde de Montenegro, Beatriz Garcia, outros bairros também precisam de atenção especial, como Panorama, Centenário, Santa Rita e São João, que possuem mais de 10 focos encontrados neste ano. Beatriz destaca que o setor está atuando para coibir a proliferação do inseto, principalmente nos bairros com maior número de casos.
Além disso, Beatriz destaca que a fêmea do Aedes aegypti continua colocando ovos, mesmo com o frio, que poderão eclodir quando começar a esquentar, no final do inverno e início da primavera. “Esse é o momento exato para adotar as medidas de combate ao mosquito”, enfatiza. O setor continua com as visitas nas casas e, por vezes, aplicando inseticida em alguns bairros. “A população precisa fazer a sua parte, cuidando do próprio pátio. Fazendo isso, a ajuda será grande”, salienta Beatriz.
Neste momento, Montenegro contabiliza 264 pessoas que contraíram a doença e três que ainda aguardam exame para a confirmação. Segundo Beatriz, este é um momento importante para coibir o aumento de focos.
Focos nos bairros em 2022
Centro – 69
Rui Barbosa – 41
Senai – 31
Panorama – 28
Centenário – 17
Santa Rita – 14
São João – 13
Estação – 9
Ferroviário – 8
São Paulo – 8
Santo Antônio – 7
Timbaúva – 4
Aeroclube – 4
Progresso – 4
Industrial – 2
Germano Henke – 2
Municipal – 2
Bela Vista – 1
Cinco de Maio – 1
Faxinal – 1
Porto dos Pereiras – 1
Passo do Manduca – 1
* Os bairros não citados ainda tem focos sendo contabilizados

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here