Catedral terá Columbário para depositar cinzas de falecidos
A Catedral São João Batista será a primeira igreja da região a contar com um Columbário. Trata-se de um espaço reservado para guardar as urnas com cinzas de pessoas falecidas.
O padre Diego Knecht, pároco da Paróquia São João Batista, explica que o número de cremações vem aumentando, principalmente em decorrência da falta de vagas em cemitérios. Por isso algumas igrejas já têm instalado columbários. Segundo o padre, além de espaço apropriado para repouso das cinzas, também é um lugar de oração pelas almas daqueles que partiram.
Foi firmada uma parceria com uma empresa, que está fazendo a comercialização dos espaços. Na Catedral foram reservadas duas salas, na antiga sacristia, ao lado do altar, as quais serão reformadas e remodeladas. A capacidade inicial será de 396 lóculos, com a possibilidade de expansão.
O pré-lançamento do Columbário já ocorreu em 16 de outubro. De acordo com o padre Diego, a previsão é de o espaço começar a receber urnas antes do Natal. Cada lóculo pode receber até quatro urnas. A comercialização acontece através do site attuacomcristo.com.br/montenegro. O sistema é semelhante ao da aquisição de gavetas no cemitério, com a venda do lóculo e taxa de manutenção. O valor médio de um lóculo varia entre 4 e 10 mil reais, dependendo se é com porta de vidro ou de madeira.
O padre Diego ressalta que o Columbário é um espaço regional, destinado para todas as cidades da região. A Catedral é a sede da Diocese que abrange 30 paróquias, de 32 municípios.
0 Comentários