Banco de Perucas foi inaugurado no ano passado e virou notícia internacional - Crédito: Prefeitura
Perto de completar um ano de atuação no município, o Banco de Perucas “Transformando Vidas” segue recebendo doações para aumentar a autoestima de mulheres que sofrem de Câncer ou alopecia em Montenegro e na região. Na última semana, o projeto da Prefeitura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), recebeu novos cabelos, doados pela população, e entregou mais perucas que fizeram a alegria de mulheres que estiveram no espaço.
Giseli Griebeler Loebens foi uma das pessoas que esteve no local para realizar a entrega. Ela, que está grávida e vai ganhar um bebê nos próximos dias, aproveitou que já queria deixar o cabelo mais curto e fez a entrega dos fios para que outras mulheres possam usá-los. De acordo com a gestora de Programas e Projetos Sociais da Secretaria, Jenifer Goulart, pessoas como a Giseli têm ajudado na manutenção do Banco. “De três a quatro dias por semana há doações no nosso espaço”, enfatiza. Logo após a entrega, os cabelos são enviados para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), de Bento Gonçalves, para a produção dos apliques.
Banco de Perucas funciona na Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD)
– Crédito: Prefeitura
Segundo Jenifer, há também muita procura por perucas no espaço, principalmente de mulheres da região. “Como é um projeto que envolve a Aapecan, nossa abrangência é regional e precisamos atender, também, pessoas de fora da cidade”, destaca. A gestora enfatiza que a procura por mulheres de Montenegro é menor do que a expectativa do setor, e ressalta a importância de que todas saibam que o Banco de Perucas está disponível. “É um projeto lindo, sem custo algum, e que visa aumentar a autoestima das mulheres que passam por essa experiência terrível”, salienta.
Ela destaca que o espaço também aceita cabelos das pessoas que não quiserem fazer o corte no Banco. “Se a pessoa quiser fazer o corte em um salão da sua preferência e, logo após, realizar a doação, nós também aceitamos”, enfatiza. Segundo Jenifer, as empresas parceiras também ajudam na adaptação dos apliques. Nas últimas semanas, a Fernanda Pro Hair, que apoia o Banco de Perucas, adaptou uma peruca para que ficasse da cor que a atendida queria. “São pequenas ações, mas que fazem uma grande diferença na vida dessa mulher”, ressalta.
O Banco de Perucas foi inaugurado em setembro de 2021 e foi destaque na imprensa nacional e internacional. O espaço, na sede da SMHAD, segue atuando para quem quiser doar cabelos ou receber perucas. Outras informações, como dias e horários de atendimento, podem ser obtidas no telefone 3632-3715.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here