Atendimento na UBS Centro ampliado até as 23h
A partir de hoje, os montenegrinos terão mais quatro horas de atendimento na Unidade Básica de Saúde do Centro. Em solenidade nesta tarde de segunda-feira, o prefeito Gustavo Zanatta e a secretária municipal de Saúde anunciaram a ampliação dos serviços e do horário de funcionamento. A invés de 19h, as consultas poderão ser feitas até as 22h, com o fechamento do prédio uma hora depois. O lançamento contou com a participação de vereadores, integrantes do Conselho Municipal de Saúde, representantes do Hospital Montenegro e da Unimed Vale do Caí e do deputado federal Maurício Dziedricki (PTB).
A UBS Centro funciona num prédio alugado na Rua Ramiro Barcelos, 2672, próximo à Estação Rodoviária. Além de Farmácia e ambulatório de procedimentos, oferece consultas e atendimentos nas áreas clínica, de obstetrícia, ginecologia, pediatria, nutrição, odontologia, pré-natal e coletas citopatológicas. Os serviços são prestados por três enfermeiros, três técnicos de Enfermagem, dois vacinadores, cinco médicos, dois farmacêuticos, dois odontólogos, duas higienizadoras, um assistente administrativo, três estagiários, dois atendentes bucais e dois atendentes de farmácia.
De acordo com a secretária Cristina Reinheimer, o aumento da equipe vai depender da demanda e a Prefeitura está pronta para ampliá-la. “É importante explicar que, com a extensão do horário, os serviços depois das 19h serão por livre demanda e estarão disponíveis até as 22h, mas a unidade vai fechar às 23h para que ninguém que esteja aguardando seja prejudicado”, explica. O atendimento na UBS é indicado para casos mais simples, em que não há risco de morte, normalmente enquadrados nas bandeiras azul e verde do Protocolo de Manchester.
Cristina acredita que a melhoria vai reduzir a pressão sobre o Plantão 24h que funciona junto à Secretaria da Saúde (Assistência). “Hoje, depois das 19h, muitas pessoas vão para a Timbaúva porque não existe o serviço do ‘lado de cá’ da cidade”, pontua. Durante o novo horário, a UBS Centro passa a ser a referência para todos os moradores da região central e também daqueles que, de dia, são atendidos nas unidades de Santos Reis e dos bairros Santo Antônio e Centenário.
O prefeito Gustavo Zanatta lembra que este foi um compromisso de campanha e manifestou sua alegria em, já no 39º dia de governo, poder atender a este desejo da população. “Durante as nossas caminhadas na campanha eleitoral, muita gente pediu isso. Agora, não precisarão ir até a Timbaúva para buscar atendimento até as 23h. Estou muito feliz por podermos oferecer mais saúde para os montenegrinos”, comemorou.
Os números da UBS Centro
Tipo de atendimento Média/mês
– Procedimentos de Enfermagem 12.060
– Atendimentos na Farmácia 6.214
– Médico/clínico 785
– Obstetrícia 102
– Ginecologia 90
– Pediatria 97
– Nutrição 34
– Odontologia 142
– Pré-natal 90
– Visitas domiciliares 16
– Coletas citopatológicas 60
0 Comentários