Apenados trabalham na limpeza das escolas para a volta às aulas

Prefeito em exercício Cristiano Braatz conferiu os trabalhos - Crédito: Prefeitura
Na próxima segunda-feira, dia 21, cerca de 6.300 crianças das escolas municipais iniciam o ano letivo de 2022. Para receber os alunos da melhor forma possível, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura estabeleceu uma meta clara: a limpeza de todas as 28 instituições de ensino sob a responsabilidade da Prefeitura.
A primeira medida foi a formação de uma equipe liderada por Jorge Luis de Abreu Machado, até então atuando na Secretaria de Viação e Serviços Urbanos, que trabalha exclusivamente na manutenção dos colégios. Sete apenados do sistema prisional formam o grupo. “Trabalhamos muito, de sol a sol, inclusive nos finais de semana. Tudo para garantir as escolas limpas e bonitas para o retorno”, revela Jorge.
Colégios receberam melhorias
– Crédito: Prefeitura
Para a secretária Municipal de Educação e Cultura, Cíglia Silveira, os cortes de grama, capinas, roçadas, podas de árvores e outras pequenas manutenções devem transmitir um sentimento de acolhimento aos estudantes na data de retorno. “A escola precisa ser um espaço agradável, de aprendizado e convívio social, garantindo segurança para as atividades”, frisa Cíglia.
A diretora da Escola José Pedro Steigleder, Andréia Haas, acredita que um colégio mais bonito e limpo torna o início do ano letivo ainda melhor. “É uma medida muito importante. Os alunos enxergam um bom exemplo vendo a escola bem cuidada”, avalia Andréia.
O prefeito em exercício, Cristiano Braatz, conferiu a limpeza nas escolas e elogiou o esforço da equipe. “Temos o relato de que, em muitos anos, as escolas não estavam tão limpas, na abertura do ano letivo. Ficamos felizes com esse retorno da comunidade”, disse Cristiano.
A volta às aulas dos estudantes seguirá mantendo os protocolos de prevenção à Covid-19, com uso de máscara, álcool gel e distanciamento entre os alunos.
Palestra com Tião Rocha
O antropólogo Tião Rocha foi a grande atração da abertura do ano letivo dos professores da rede municipal de ensino, na manhã de ontem, quarta-feira, dia 16. As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 21.
Abertura do ano letivo para os professores ocorreu ontem
– Crédito: Prefeitura
Com o tema “Educação e seu papel na construção do cidadão”, Tião, que já desenvolveu diversos projetos educativos em vários estados brasileiros, falou sobre como o ensino pode ser um processo agradável para professores e estudantes. “O aluno gosta de ser desafiado. Há inúmeras formas de fazer, só precisamos prestar atenção aos detalhes de cada criança, além dos conteúdos pedagógicos”, frisou o antropólogo.
A secretária de Educação e Cultura, Cíglia da Silveira e o prefeito em exercício, Cristiano Braatz, saudaram os professores e desejaram um grande ano letivo neste 2022. “A educação é transformadora e os professores são fundamentais nesse processo”, avalia Cristiano.

0 Comentários

Deixe um Comentário

15 − 13 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página