Crédito: Divulgação/Foto e Vídeo Kremer

Mais dois cidadãos tiveram seus relevantes serviços prestados à comunidade de Harmonia reconhecidos por meio de homenagem da Câmara de Vereadores. Os professores João Batista Schmidt, o Joãozinho, e Maria Laídes de Mello Soares foram agraciados com a Medalha Edgar Roberto Fink, durante sessão solene realizada na última segunda-feira.

As homenagens foram sugeridas pelos vereadores Mateus Specht e Joel André Kleinschmitt, respectivamente. Presidente do legislativo harmoniense, Specht ressaltou o papel da educação e lembrou que no ano passado, quando a honraria foi criada, também dois professores foram agraciados: Augusto Gewehr e Flávio Heck.

“Educação é investimento, é investir no futuro, é investir para o maior desenvolvimento da nossa cidade. Os professores possuem uma missão gigantesca: educar quem será o nosso futuro médico, comerciante, ou até mesmo, outros professores’, reforçou o presidente. Outros vereadores, além do prefeito Ernani Forneck (PTB) e dos próprios homenageados também fizeram manifestações ao público.

A sessão teve ainda apresentação da Orquestrinha da ACEFH, que abrilhantou o evento.

Joãozinho, 37 anos, tomou gosto pela música desde a infância. Já com 13 anos, era integrante, junto com os irmãos Fábio e Marcos, da Banda Impressão, posteriormente Banda Portal da Serra. Ainda teve passagem pela Banda Porto do Som. Ele tem Licenciatura em Música e, há dez anos, formou a primeira turma da orquestra de sopros da ACEFH. Desde 2017, é maestro e professor na Oficina Municipal de Artes (OMA) de Salvador do Sul. No mesmo ano, recebeu convite para voltar a atuar nas salas de aula na rede de ensino de Harmonia.

Em 2021, voltou a atuar como maestro e professor na Orquestra Municipal de Tupandi. Atualmente, trabalha em quatro municípios: Harmonia, Salvador do Sul, Tupandi e São Sebastião do Caí, regendo cinco orquestras e tendo mais de 800 alunos.

Já Maria Laídes, 64 anos, é formada em Magistério desde 1983. Iniciou sua caminhada como professora atuando na Pré-Escola e também nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo a maior parte dos anos professora alfabetizadora na Escola Castro Alves, de Nova Santa Cruz.

Em 1981, prestou seus primeiros concursos pelo município de Montenegro, no qual foi efetivada em agosto de 1986 para trabalhar 44 horas semanais. Com a emancipação de Harmonia em 1988, três anos depois, ela passou a ser servidora concursada no Município. Em maio de 1997, aceitou o convite do então prefeito Carlos Alberto Fink para exercer o cargo de diretora na Escola Castro Alves, onde permaneceu até dezembro de 2008.

Em 2003, obteve graduação em Pedagogia e, em 2008, concluiu a especialização em Gestão Educacional, Orientação e Supervisão. Em 2009, assumiu a direção da Escola Prudente de Moraes, na comunidade de São Benedito. Entre 2015 e 2016, ainda foi diretora da Escola Espaço do Saber. Em janeiro de 2017,  aposentou-se.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here