Crédito: Divulgação

Em ação conjunta, a prefeitura de Harmonia e a Emater/RS-Ascar vêm realizando o monitoramento de moscas-das-frutas em pomares no Município. O objetivo é evitar a proliferação dos insetos, que atacam e comprometem a colheita de citros.

A atividade, segundo a administração, vinha sendo pensada desde 2016, mas só neste ano saiu do papel. Para seu desenvolvimento, foram colocadas 20 iscas com atrativo alimentar Cera Trap, em Morro Peixoto, Morro do Cedro, Vila Rica e São Benedito.

“Vamos monitorar estas iscas uma vez por semana e emitir alertas e orientações de manejo e controle”, explica o técnico em Agropecuária da prefeitura, Rene Moscon. Já o engenheiro agrônomo da Emater André Volpato, que trabalha em conjunto com Rene na atividade, lembra que os produtos aplicados são registrados para a cultura dos citros e controle das moscas. “Também temos esse cuidado de informarmos sobre condições climáticas e horários adequados para a aplicação do produto, sendo que o mais importante é atingirmos o alvo com precisão”, explica.

O modelo do sistema de alerta utilizado em Harmonia já vem sendo utilizado em outras cidades há alguns anos. “O mais importante desta ação é fazermos com que diminua a aplicação de produtos. Se conseguirmos monitorar e pegar as moscas, haverá menos aplicação de inseticida e, consequentemente, qualidade ambiental”, projeta Rene.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here