Investimentos na Cidade Zaandam e tirolesa gigante vão somar R$ 53 milhões

Os investimentos nos empreendimentos turísticos que serão anunciados na próxima segunda-feira, dia 23, na Feliz, devem somar mais de 53 milhões de reais. Serão em torno de R$ 45 milhões no parque turístico e gastronômico Cidade Zaandam e outros 10 milhões de reais no turismo de aventura com a instalação da maior tirolesa urbana do mundo.
Os empreendimentos estão ganhando destaque na imprensa estadual e nacional. E é claro também repercutem muito na região, principalmente na comunidade felizense. Será um importante impulso ao turismo da Feliz e do Vale do Caí.
O lançamento oficial dos empreendimentos, juntamente com a assinatura do protocolo de intenção, vai ocorrer no dia 23, no Centro Cultural da Feliz. A repercussão já é tão grande que o jornal Zero Hora destacou os investimentos ontem e hoje.

– Crédito: Cidade Zaandam/Reprodução
Na terça-feira ZH publicou sobre o complexo gastronômico Cidade Zaandam – um parque turístico ao estilo holandês, como já existe no centro de Nova Petrópolis, inclusive reproduzindo os famosos canais característicos de cidades holandesas, como a capital Amsterdã. As obras de todo o complexo devem durar cerca de cinco anos numa área desapropriada pela Prefeitura, na margem da ERS 452, no bairro Arroio Feliz, para a instalação do complexo Zaandam Vrolijk. O projeto inclui restaurante temático e fábrica do biscoito holandês Stroopwafel. A fábrica, chamada de Zaandam Blije Stad, será equipada apenas com equipamentos importados da Holanda, já deve entrar em funcionamento em 2023, abrindo cerca de 50 empregos e devendo produzir em torno de 500 mil unidades por dia. O número de empregos criados pode evoluir para aproximadamente 2 mil na fase de entrega da nova cidade holandesa, conforme projetou a coluna de Marta Sfredo ontem no jornal Zero Hora. Em Nova Petrópolis o parque temático já é um grande sucesso desde 2020, quando foi inaugurado. E o mesmo deve ocorrer na Feliz.
Maior tirolesa urbana do mundo
Hoje o jornal Zero Hora, desta vez na coluna de Giane Guerra, destacou outro grande investimento na Feliz. Será a maior tirolesa urbana do mundo, numa estrutura que contará também com espaço de arvorismo, rapel numa torre de 30 metros de altura e parede de escalada, para o turismo de aventura. As atrações fazem parte do empreendimento Happy Valen, do empresário felizense Henrique Petry Rauber, que concedeu entrevista no programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha.

– Crédito: Happy Valen
Tirolesas normalmente tem uma cadeirinha ligada a um cabo aéreo, se deslocando nas alturas. O percurso, divulgado no início deste ano pela MSV Adventure, de São Bernardo do Campo (São Paulo), que é especializada na montagem de tirolesas, deverá ter largada no Welt Platz, no Morro das Batatas, onde já tem mirante e são praticados esportes radicais como o paraglider, até a chegada no parque municipal. Com isso, vai passar sobre bairro, residências, RS 452, lago, até a chegada no parque. Poderão descer até três pessoas juntas por vez, incluindo crianças, idosos e pessoas com deficiência, já que terá total segurança. Para o acesso haverá elevador e cadeira especial para garantir a acessibilidade. A previsão é de iniciar as obras em julho e iniciar as atividades até o final deste ano.
Durante o encontro de sensibilização referente à atualização do Plano Municipal de Turismo de Feliz, na mesma noite de segunda-feira, além do lançamento dos empreendimentos turísticos, dia 23, terá ainda a palestra “A tendência do turismo no mundo atual”. O evento é promovido pela Prefeitura, com apoio do Sebrae, Sicredi Pioneira, Zaandam e Happy Valen.
Para o prefeito Junior Freiberger, Feliz tem grande potencial turístico e a implantação destes dois empreendimentos reforça o quanto o município tem a oferecer, se tornando referência na região e no Estado. Além disso, vai gerar mais empregos e desenvolvimento para o município e a região.
0 Comentários