Plastiweber foi uma das vencedoras do WorldStar Award 2022, maior premiação do setor mundial de embalagens, por linha de plástico filme 100% reciclado - Divulgação/FN

A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico sediada na Feliz, recebeu, na última quarta-feira, dia 4, o prêmio WorldStar Award 2022, durante cerimônia realizada em Milão, na Itália. Promovida pela Organização Mundial de Embalagens (WPO, em inglês), a premiação é a mais importante do setor e destaca as melhores e mais inovadoras soluções no mercado. Sediada A Plastiweber foi escolhida dentre 440 projetos submetidos e analisados por 36 juízes internacionais, e o prêmio foi entregue ao diretor financeiro da empresa, Moisés Weber.

O reconhecimento, dado na categoria “Materiais e Componentes de Embalagens”, foi pela linha Naturecycle, que oferece a primeira embalagem reciclada 100% PCR para aplicações de alto desempenho. Entre os clientes que utilizam os filmes feitos de material pós-consumo, estão empresas como Ambev, Unilever, Nestlé, BRF, Pampili e Cia Canoinhas. São mais de 50 atores envolvidos no ecossistema de economia circular, como cooperativas, projetos socioambientais, brandowners e varejo, que viabilizam a logística reversa para beneficiar o plástico e reinseri-lo na cadeia produtiva.

Para Moisés Weber, o Rio Grande do Sul e o Brasil como um todo ganham visibilidade com uma premiação desse porte, validando o compromisso com soluções circulares e que resultam em amplos benefícios socioambientais. “É uma imensa satisfação levar a inovação e qualidade gaúcha para o mundo, e representar o Brasil no maior prêmio do setor mundial de embalagens. O agradecimento vai para os colaboradores da Plastiweber e parceiros Naturecycle, que defendem a importância do plástico na transição para uma economia circular. Isso envolve não só a produção de embalagens recicladas de alta qualidade, mas também uma preocupação com a comunidade, com o impacto positivo que estamos causando junto ao mercado. Esperamos que essa premiação seja uma forma de incentivo para a indústria de reciclagem brasileira”, destaca.

Em 2021, a Plastiweber reciclou um total de 367 milhões de embalagens plásticas, o equivalente a 8.600 toneladas de material, para mais de 50 clientes. Esse volume possibilitou a redução de emissão de 17 milhões de quilos de CO2, além de diminuir o consumo de mais de 10 mil litros de petróleo e de 26 milhões de quilowatts de energia elétrica. Foram gerados, ainda, 7.386 empregos diretos e indiretos em toda a cadeia.

No último ano, a empresa também se destacou nos seguintes prêmios: Plástico Sul de Inovação & Sustentabilidade, ganhando em duas categorias; Grandes Cases de Embalagem; e Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira. A Plastiweber é a primeira recicladora das Américas a ser homologada com o certificado europeu EUCertPlast, que atesta a rastreabilidade e a qualidade do plástico reciclado produzido por recicladores ao redor do mundo. Além disso, carrega o selo nacional de plásticos reciclados SENAPLAS, que reconhece o trabalho efetuado conforme a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here