Divisas caienses em 1940

Em 1940 o Caí fazia divisa com os municípios de Farroupilha, Caxias e São Francisco de Paula; ao leste com os municípios de São Leopoldo, Taquara e São Francisco de Paula; ao sul, com o município de Canoas; a oeste, com o município de Montenegro Reprodução/FN

Escrita em 1940, a monografia Caí, de Alceu Masson, procurava abordar todo tipo de informação relevante sobre o município. Faz, inclusive, uma descrição detalhada da geografia municipal. Informações que hoje, em grande parte, perdeu a atualidade como geografia, mas ganhou interesse como história.

Descrevendo as divisas do município, Masson afirma que o Caí “confina, ao norte, com os municípios de Farroupilha, Caxias e São Francisco de Paula; ao leste com os municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Taquara e São Francisco de Paula; ao sul, com o município de Canoas; a oeste, com o município de Montenegro.”

Quanta diferença!

Hoje as divisas caienses são, ao norte, com os municípios de Bom Princípio e Feliz; a leste com São José do Hortêncio; ao sul, com o Portão e Capela de Santana; a oeste com Pareci Novo e Harmonia.

Como se observa todas as divisas mudaram. O que se deveu às emancipações ocorridas nas últimas décadas. Nova Petrópolis, tornou-se município em 1954; Feliz, emancipou-se em 1959; Portão, em 1963; Bom Princípio, em 1982; Capela de Santana, em 1988; São José do Hortêncio, em 1988; Harmonia, 1988; Pareci Novo, em 1992.

Renato Klein113 Posts

Passo do Matiel

A família Heck se encontra

Fundação Rockefeller

0 Comentários

Deixe um Comentário

20 − 6 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página