Sistema de Comando de Incidentes é ativado para atuação regional em caso de enchente

estrutura tem como objetivo acompanhar e coordenar as ações de preparação, resposta e restabelecimento diante da previsão de eventos meteorológicos que possam afetar os municípios da região - Crédito: Prefeitura de São Sebastião do Caí

A partir desta segunda-feira (27), está instalado o Gabinete do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) da Região do Vale do Rio Caí. A estrutura tem como objetivo acompanhar e coordenar as ações de preparação, resposta e restabelecimento diante da previsão de eventos meteorológicos que possam afetar os municípios da região.

O SCI é um modelo de gerenciamento utilizado para integrar diferentes órgãos e instituições, permitindo uma atuação organizada e coordenada em situações de emergência. A estrutura é escalável, podendo ser ampliada ou reduzida conforme a necessidade de cada ocorrência.

O comando regional ficará sob responsabilidade do coordenador regional da Defesa Civil, major Reimann, com apoio de representantes de diversas instituições, entre elas Defesa Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militares, Bombeiros Voluntários, Polícia Civil, Polícia Penal, secretarias estaduais e municipais, DAER, Emater, Ministério Público, Tribunal de Justiça e coordenadorias municipais de Defesa Civil da Região do Caí.

O Posto de Comando Regional funcionará na sede da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), junto à Secretaria Municipal de Obras, em São Sebastião do Caí. Já a Base Logística Avançada será instalada às margens da ERS-122. Também está prevista a disponibilização de ajuda humanitária para atendimento aos municípios atingidos, conforme necessidade.

Para o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, Germano Bacedoni, a instalação do gabinete fortalece a capacidade de resposta dos municípios da região. “O Sistema de Comando de Incidentes permite que todas as instituições atuem de forma integrada, com funções bem definidas e comunicação permanente. Isso torna a resposta mais ágil e eficiente, garantindo que as decisões sejam tomadas com base nas necessidades de cada município e na segurança da população”, destaca.

Todas as ações estão sendo realizadas de forma preventiva, com base nas previsões meteorológicas e no monitoramento constante das condições climáticas. A Defesa Civil segue monitorando os níveis do rio Caí e qualquer alteração no cenário ou emissão de novos alertas será comunicada à população pelos canais oficiais da Prefeitura de São Sebastião do Caí, especialmente pelas redes sociais.

Reunião ocorreu em São Sebastião do Caí
– Crédito: Prefeitura de Montenegro

Preocupação com o El Niño

O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 27, no campus da UCS no Caí, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, coordenadores municipais da Defesa Civil e representantes do Corpo de Bombeiros de diversos municípios da região, entre eles São Sebastião do Caí, Maratá, Harmonia, São José do Sul, Salvador do Sul, Pareci Novo e Capela de Santana.
Na oportunidade, a equipe da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul apresentou o programa Prepara RS, voltado à preparação dos municípios para os impactos do El Niño 2026/2027. Conforme a apresentação, o fenômeno climático já está presente e deve continuar influenciando o clima nos próximos meses, com tendência de chuvas acima da média na Região Sul, reforçando a importância do monitoramento constante e da atuação preventiva.
Também foram apresentados os investimentos realizados pelo Governo do Estado para fortalecer a estrutura da Defesa Civil, incluindo a instalação de três novos radares meteorológicos, a implantação de 130 estações hidrometeorológicas distribuídas pelas bacias hidrográficas gaúchas, a construção do Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, além da criação de centros regionais e do reforço no efetivo técnico e operacional da Defesa Civil.
A reunião reforçou a importância da integração entre Estado, municípios e órgãos de emergência para ampliar a capacidade de prevenção, resposta e mitigação de eventos climáticos extremos. O objetivo é oferecer mais segurança à população diante dos desafios previstos para os próximos meses.

0 Comentários

Deixe um Comentário

4 × 2 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password