Final feliz: Teffy é encontrada dez dias após foguetes da virada do ano

Final feliz para o desaparecimento da cachorrinha Teffy. Ela tinha sumido de casa em Capela de Santana na noite de quarta-feira passada, dia 31. Estava dentro da residência da família, na localidade de Divisa, mas devido ao barulho dos foguetes acabou abrindo uma janela e fugiu. Desde então duas meninas e a família choravam devido ao seu desaparecimento. Teffy chegou a ser vista na mesma noite perto do controlador de velocidade (pardal) da ERS-240.
Após dez dias de angústia, finalmente a família recebeu a tão esperada notícia. Moradores do município de Tabaí, que trafegavam de moto, teriam visto a cachorrinha na margem da rodovia. Como estava assustada e corria o risco de ser atropelada, acabaram a pegando e levando para casa, distante cerca de 45 quilômetros de Capela. Foi cuidada e alimentada. E quando viram, nas redes sociais, que estaria sendo procurada, entraram em contato e a devolveram para a família. “Ela apareceu. Foi devolvida. Foi abrigada e viram as publicações e devolveram”, comemorou a família, agradecendo o apoio de todos, especialmente pela procura e o compartilhamento das postagens, incluindo de ONGs de defesa dos animais.
E a família de Teffy alerta quanto aos foguetes com estampido. “Tem vários animais desaparecidos por causa dos fogos barulhentos”, lamentam.
Em São Sebastião do Caí o primeiro atendimento dos Bombeiros Voluntários Caienses em 2026 foi de um cão em pânico, que acabou ficando preso em uma grade de ferro devido ao barulho dos foquetes. Felizmente, o resgate foi realizado com segurança e o animal não sofreu ferimentos. Além dos animais, crianças, idosos, pessoas doentes e com transtorno do espectro autista (TEA) vivem um grande sofrimento, assim como seus familiares. Foram muitos os relatos e reclamações, nas redes sociais, na virada do ano. Importante celebrar datas festivas com respeito e responsabilidade. A legislação estadual proíbe o uso de fogos de artifício com estampido, como forma de proteger a população e promover uma convivência mais harmoniosa. A adoção de comemorações sem barulho contribui para o bem-estar coletivo, além de incentivar a inclusão e o cuidado com o próximo.
Para denunciar fogos de artifício barulhentos no Estado, use a Delegacia Online (delegaciaonline.rs.gov.br) para registrar BO com fotos/vídeos, ligue 190 (emergência) ou 197 (Polícia Civil), ou use a plataforma Fala.BR para órgãos federais, enviando detalhes e provas (vídeos/fotos) para responsabilizar os infratores, já que é contra a lei e pode gerar multa.




0 Comentários