Alerta para golpe em pagamento de contas da Corsan

Diretor do Deprocon de Montenegro, Patrick Zaboski Pinho, alerta para o crescimento dos golpes - Crédito: Prefeitura

O Departamento de Proteção às Relações de Consumo (Deprocon) alerta  sobre a crescente incidência de golpes relacionados ao pagamento de faturas, especialmente de empresas como a Corsan. Segundo o diretor Patrick Zaboski Pinho, criminosos têm se aproveitado da confiança do consumidor para aplicar fraudes por meio de sites falsos e canais não oficiais que simulam ambientes legítimos de pagamento. O delegado de Polícia, Marcos Eduardo Pepe, também ressalta que vários são os registros de estelionato já feitos na Delegacia, por parte de vítimas do golpe.
As ações geralmente ocorrem a partir de mensagens que criam um senso de urgência no usuário, muitas vezes enviadas por e-mails, redes sociais ou anúncios patrocinados, com links suspeitos que direcionam a páginas fraudulentas. O Deprocon reforça que o acesso a serviços como a emissão de segunda via da fatura deve ser feito exclusivamente pelos canais oficiais da Corsan, como o site www.corsan.com.br/inicial, a Agência Virtual disponível em cliente.corsan.com.br, o WhatsApp (51) 99704-6644 e o Call Center 0800 646 6444.
Além disso, é essencial que o consumidor verifique atentamente os dados no momento do pagamento por PIX. O único favorecido legítimo deve ser a Companhia Riograndense de Saneamento, com o CNPJ 92.802.784/0001-90. Caso qualquer informação seja divergente, o pagamento deve ser imediatamente interrompido e o fato denunciado.
“A informação e a cautela são as melhores formas de proteção”, ressalta o diretor Patrick Zaboski Pinho. “O Deprocon segue comprometido em garantir a segurança dos consumidores e recomenda que, diante de qualquer dúvida, os usuários procurem orientação nos canais oficiais da empresa ou nos órgãos de defesa do consumidor”, conclui.

Manifestação da Corsan

A Companhia Riograndense de Saneamento confirma que tomou conhecimento de golpes relatados por clientes no Estado. Essas ações utilizam sites falsos para direcionar consumidores a realizarem pagamentos indevidos. Trata-se de uma prática conhecida como phishing, em que criminosos clonam a identidade visual dos boletos emitidos pelo site Companhia ou QR Codes falsos.

É importante destacar que não houve invasão ou vazamento dos sistemas da Corsan. O golpe é praticado em ambientes externos, totalmente desvinculados da Companhia.

A Corsan já está adotando providências: possui um procedimento interno de monitoramento e denúncia de páginas fraudulentas, formalizou notícia-crime às autoridades policiais e colabora para a identificação dos responsáveis, bem como das contas bancárias utilizadas nos desvios.

Orientação aos clientes:

A Corsan reforça que a emissão da segunda via da fatura deve ser feita somente pelos canais oficiais:
* Aplicativo Corsan;
* Agência Virtual: cliente.corsan.com.br;
* WhatsApp: (51) 99704-6644;
* Telefone: 0800.646.6444.

Ao gerar o código para pagamento via Pix, o consumidor deve sempre conferir os dados do QR Code:
* Nome: CIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO C
* CNPJ: 92.802.784/0001-90

Qualquer divergência nesses dados indica fraude e o pagamento não deve ser realizado.

A Corsan orienta que, em caso de dúvida, o cliente entre imediatamente em contato com seus canais de relacionamento antes de efetuar o pagamento.

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