Operação Vagantes combate furtos em São Sebastião do Caí, Feliz, Pareci Novo, Triunfo e Hortêncio

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de São José do Hortêncio, com o apoio de diversas delegacias da 1ª Região Policial do Interior (Montenegro) e da DRACO de São Leopoldo, cumpriu na tarde desta quinta-feira, dia 31, a Operação Vagantes, com foco na repressão qualificada a uma organização criminosa responsável por uma série de furtos qualificados mediante arrombamento ocorridos na região do Vale do Caí e entorno de Triunfo. Ao menos 8 furtos recentes foram atribuídos aos criminosos, nos municípios de São Sebastião do Caí, São José do Hortêncio, Feliz, Pareci Novo e Triunfo.
O nome da operação se refere a indivíduos sem residência fixa, que costumam vagar em busca de residências até encontrarem os locais para praticarem os furtos. Conforme o delegado André Lorbiecki Roese, responsável pela investigação, o grupo vinha atuando de forma sistemática e articulada, com uso de veículos com placas clonadas, realizando o arrombamento de residências durante a ausência das vítimas, com a subtração de bens de alto valor e fuga coordenada entre os membros.
De acordo com o delegado, apesar de o foco da ofensiva ter sido essa onda recente de crimes, as investigações revelaram que a organização já opera há anos, acumulando mais de 100 registros delitivos e dezenas de indivíduos identificados com diferentes graus de envolvimento. Com isso, a ação visou interromper a continuidade de dessa rede criminosa historicamente estruturada.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados em São Leopoldo e Canoas. Em dois desses locais, os policiais apreenderam diversos objetos com suspeita de origem ilícita, como eletrônicos, utensílios domésticos com suspeita de procedência ilícita. Parte do material já foi reconhecida por uma das vítimas, reforçando os elementos da investigação.
Participaram da operação 23 policiais civis, em 9 viaturas, cumprindo os mandados em 5 alvos simultâneos. “A Operação Vagantes é resultado de um trabalho técnico baseado em análise de rede criminosa, rastreio de dados, inteligência policial e cruzamento de informações entre diferentes delegacias. Com a ação desta quinta-feira, busca-se consolidar provas, enfraquecer as bases logísticas da organização e subsidiar a responsabilização penal dos envolvidos, além de reforçar a capacidade de resposta frente a crimes patrimoniais complexos e reiterados”, destaca o delegado Roese, que ressalta a importância do registro policial pormenorizado nas ocorrências para servir de subsídios para a investigação. Vítimas que venham a reconhecer objetos apreendidos, através das imagens, devem procurar a Delegacia de Polícia.





0 Comentários