Alerta para o golpe do falso comprovante de Pix

Os golpistas estão se aproveitando da grande adesão ao Pix, que tem sido a forma de pagamento mais utilizada, para enganar e prejudicar comerciantes.

Entre os novos golpes estão o do falso comprovante. Os estelionatários adulteram comprovantes para receber as compras sem realizar o pagamento. Alguns casos já foram registrados no Estado na última semana. Após receber o comprovante e encaminhar a entrega, os comerciantes e prestadores de serviço verificaram que não tinha sido feito o depósito.

Devido aos golpes, os pedidos de devolução de dinheiro no Pix cresceram 63% só no ano passado, representando mais de 2,5 milhões de solicitações. A orientação é para que as pessoas confiram antes da entrega se a transferência foi feita, o que pode ser feito diretamente com o banco ou pelo próprio aplicativo. Também podem ser acionadas notificações de banco no telefone, através de SMS ou push do aplicativo, para receber avisos confirmando as transações. Outra dica é o uso do QR Code gerado nas maquininhas, que confirmam o pagamento e emitem o comprovante impresso de forma instantânea.

Os clientes também devem ter atenção nas compras, verificando o banco e o nome do destinatário do valor, para comprovar o correto destino do dinheiro. Em caso de fraude, a Polícia pede para que as vítimas registrem ocorrências para que se investigue e os golpistas sejam devidamente identificados e punidos.

0 Comentários

Deixe um Comentário

5 × 3 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página