Associações comerciais fazem manifesto pedindo nova ponte sobre o rio

Foi lançado um Manifesto de apoio a inclusão da nova ponte do rio Caí no FUNRIGS. A mobilização inclui associações comerciais, industriais e de serviços, e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de São Sebastião do Caí, Montenegro, Pareci Novo e Harmonia, municípios diretamente interessados em uma nova travessia sobre o rio.

O manifesto, que tem o apoio das lideranças da região, está sendo encaminhado junto ao Governo do Estado, por meio da Casa Civil e da Secretaria da Reconstrução Gaúcha, para que o projeto obtenha recursos através do Fundo de Reconstrução, Recuperação e Resiliência do Rio Grande do Sul (Funrigs), criado justamente para coordenar e executar ações de enfrentamento às consequências sociais, econômicas e ambientais das enchentes. O fundo visa financiar projetos de restauração da infraestrutura, promoção do desenvolvimento econômico e fortalecimento da resiliência climática. A nova ponte é considerada essencial para garantir à região a infraestrutura adequada para o escoamento da produção, a mobilidade segura da população e o fortalecimento da economia local.

Atualmente as chamadas três pontes estreitas do Matiel, que ligam São Sebastião do Caí, Pareci Novo e Harmonia através da ERS-124, encontram-se em condições precárias e são insuficientes para atender ao crescente fluxo de veículos. Frequentemente são registrados no trecho acidentes e bloqueios causados por obras emergenciais, ocasionando grandes transtornos e prejuízos. A nova ponte, passando por fora do perímetro urbano do Caí, ligando a ERS-124 com a ERS-122, é considerada estratégica e um marco para o progresso do Vale do Caí.

0 Comentários

Deixe um Comentário

18 − sete =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password