Situação das pontes do Matiel causa preocupação após as inundações

Pontes estavam interditadas desde acidente ocorrido ontem - Crédito: Fábio Fuchs Klein

As pontes estreitas do Matiel, na ligação entre Pareci Novo, São Sebastião do Caí e Harmonia, voltam a causar preocupação. Em razão das grandes inundações que aconteceram em novembro do ano passado e agora no final de abril e início de maio, teme-se que a estrutura das pontes, que já era precária, tenha sido danificada pela correnteza. Na região ocorreram inclusive casos de pontes que foram levadas pelas águas ou acabaram cedendo devido aos danos em pilares.

Uma das pontes que desabou foi em Tupandi, na ligação com Harmonia, no último dia 25 de maio. A Prefeitura já iniciou a reconstrução. Outra foi levada pela correnteza do rio Caí na localidade de Picada Cará, em Feliz, no dia 2 de maio. Militares do Exército, de Santa Catarina, estiveram na última semana fazendo o levantamento do local visando a construção de uma ponte provisória na ligação com Linha Nova, através da VRS-843. E em 12 de maio cedeu o pilar central da ponte sobre o rio Caí na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, no trecho que também serve de ligação do Vale do Caí com a Serra.

No trecho da ERS-240, junto da divisa entre Montenegro e Capela de Santana, chegaram a ocorrer interrupções no trânsito em maio para reparos nas pontes, danificadas pela correnteza das inundações. Também ficou bloqueado por cinco dias a rodovia no km 20 devido ao rompimento das duas pistas, causado pelo colapso no sistema de drenagem.

Pedido de vistoria do Daer

Principal ligação entre os municípios do Vale do Caí, as pontes do Matiel estão em condições precárias. Chegou a ser estipulado um limite de passagem de caminhões de até 15 toneladas, devido aos problemas estruturais, mas falta fiscalização. Por isso a Câmara de Vereadores de Pareci Novo encaminhou, na última semana, um ofício ao diretor-geral do Daer, Luciano Faustino da Silva, solicitando uma minuciosa vistoria técnica na ponte sobre o rio Caí. Os vereadores destacaram que a enchente avassaladora trouxe uma enorme quantidade de entulhos carregados pela correnteza que destruiu as margens e tudo que alcançava pela frente. Por isso manifestaram preocupação com o estado desta ponte, de 53 anos, considerando o impacto que toda esta ação da natureza causou na estrutura da ponte e o considerável número de veículo, principalmente caminhões pesados, que trafegam pela mesma.

O vereador Fábio Diemer, que foi o proponente da solicitação, afirma que a vistoria é necessária até para evitar uma tragédia, além do risco de interromper a principal ligação entre os municípios. Ele entende que a inspeção deve ser estendida as outras duas pontes. O mesmo pensa o prefeito de Harmonia, Ernani Forneck, que na última semana também encaminhou um ofício ao Daer para que seja executada a avaliação das pontes da ERS-124.

Trânsito é intenso, inclusive de caminhões
– Crédito: Fábio Fuchs Klein/FN

0 Comentários

Deixe um Comentário

11 + treze =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página