CSG anuncia início dos pedágios free flow no Caí e em Montenegro para fevereiro

Iniciou a montagem do primeiro pórtico de free flow no Estado, na ERS-122, em Antônio Prado - Crédito: CSG

A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) anunciou nesta terça-feira, dia 26, que em novembro deste ano deve iniciar a instalação dos equipamentos dos pórticos free flow para os pedágios de São Sebastião do Caí e Montenegro. E a cobrança deve iniciar em 1º de fevereiro de 2024. Também foi confirmado que os pórticos ficarão no KM 4,4 da ERS-122, no bairro Areião, em São Sebastião do Caí; e no KM 31,7 da ERS-240 em Montenegro, próximo da antiga fábrica da Antarctica.

Os prefeitos dos dois municípios estão buscando alterar os locais dos pedágios. Júlio Campani já luta desde 2021 contra a instalação do pedágio no Caí. Inclusive uma nova reunião está marcada para a manhã desta quarta-feira, na Prefeitura, com a participação de lideranças locais, moradores e direção da CSG. Já o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, tem se reunido com representantes do governo e da concessionária, propondo que o pedágio retorne para o local anunciado anteriormente, em Capela de Santana, de preferência no KM 25. Por enquanto, conforme anúncio da CSG, os pórticos free flow, estão previstos para Caí e Montenegro. Mas como a própria concessionária informou, está sujeito a alterações. Com a instalação dos dois pórticos, a praça de pedágio de Portão deverá ser desativada em janeiro do próximo ano.

Moradores e lideranças do Caí não querem o pedágio no Areião

O primeiro pórtico free flow no Estado já está sendo instalado no KM 108 da ERS-122, em Antônio Prado, na Serra Gaúcha. O km 108,2 da ERS-122, em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, é o primeiro trecho a receber a instalação do novo sistema de pedágio automático, o chamado free flow, em rodovias estaduais do Brasil, pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). A montagem da estrutura dos arcos já iniciou e a previsão é que toda a implementação de câmeras seja concluída em outubro. O cronograma das obras pode sofrer alterações, por conta das condições climáticas. Já a fase dos testes começará em novembro e a cobrança das tarifas aos motoristas em dezembro, quando a praça de Flores da Cunha será desativada.

CSG informou que novo local do pórtico de pedágio na ERS-240 será próximo da antiga fábrica da Antarctica em Montenegro

Além do Caí, Montenegro e Antônio Prado, os outros pórticos do free flow estão previstos para serem instalados em Ipê (ERS-122 – km 151,9), Carlos Barbosa (ERS-446 – km 6,5) e Farroupilha (ERS-122 – km 45,5), na região da Serra. “O free flow oferece vantagens como agilidade, praticidade, cobrança mais justa aos usuários e diminuição da emissão de gases poluentes dos veículos parados. Por conta da estrutura dos pórticos, ainda reduz o impacto ambiental, evitando desapropriações e obras significativas nos locais onde serão instalados os equipamentos”, explica Paulo Negreiros, diretor-executivo da CSG.

Sobre o free flow

Em uma iniciativa pioneira, o Rio Grande do Sul terá as primeiras rodovias estaduais do país com o sistema free flow (fluxo livre, em português), garantindo o fim das barreiras físicas das praças de pedágio. No lugar delas, serão instalados pórticos de cobrança automática com livre passagem, que fazem a leitura da placa ou etiqueta eletrônica (tag) dos veículos. O sistema ainda é novo no país, tendo iniciado em março deste ano na BR-101 (Rio-Santos).

Os sensores localizados nas estruturas dos pórticos do free flow são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos e funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade.

Autorizado no Brasil pela Lei 14.157/2021, o modelo inédito no Rio Grande do Sul foi anunciado pelo Governo do Estado e pela CSG no dia 17 de agosto de 2023.

Conforme a CSG, atualmente 45% dos usuários já utilizam as cobranças automáticas por meio de tags em praças de pedágio do Rio Grande do Sul, o que demonstra a boa adesão pelo sistema de passagem rápida.

Como será a cobrança

Para facilitar o débito da tarifa do pedágio, a recomendação é que os veículos estejam com a etiqueta eletrônica de cobrança (tag) previamente instalada no para-brisa para que o valor seja faturado automaticamente. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, assim como instituições financeiras, como Banrisul, Sicredi e Itaú, disponibilizam este serviço por meio dos seus sites e aplicativos. Entretanto, o condutor que não tenha a tag terá outras alternativas para fazer o pagamento do valor do pedágio em até 15 dias depois da passagem pelos pórticos. De forma digital, será possível efetuar o pagamento por meio do aplicativo e do site da CSG. Já no presencial, poderá realizar o pagamento nos totens das cinco Bases de Serviços Operacionais (BSOs) da concessionária e, em um futuro breve, em estabelecimentos conveniados.

Os descontos das tarifas dos pedágios aos motoristas frequentes serão mantidos pela CSG. Os veículos de passeio que utilizarem a tag, além dos 5% já garantidos, poderão chegar, progressivamente, a até 20% de desconto quando passarem pelos mesmos pórticos e sentidos durante um determinado mês. Caso o valor da tarifa não seja quitado em até 15 dias após a passagem pelo free flow, o proprietário do veículo receberá uma multa por evasão de pedágio, que acarreta no pagamento de R$ 195,23 ao Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Até a conclusão do primeiro pórtico, a CSG e o Governo do Estado realizarão uma campanha educativa à população, informando como funciona o novo sistema free flow, seus benefícios e as formas de pagamento.

Previsões de onde estarão os pórticos free flow e de início das cobranças

– Antônio Prado / ERS-122 / km 108,2 – Em dezembro/2023

– Ipê / ERS-122 / km 151,9 – Em fevereiro /2024

– Farroupilha / ERS-122 / km 45,5 – Em fevereiro /2024

– Carlos Barbosa / ERS-446 / km 6,5 – Em fevereiro/2024

– São Sebastião do Caí / ERS-122 / km 4,4 – Em fevereiro/2024

– Montenegro / ERS-240 / km 31,7 – Em fevereiro/2024

*Sujeito a alterações

Investimentos

O conjunto de estradas da CSG representa 271,5 quilômetros de concessão na Serra Gaúcha e no Vale do Caí. Desde fevereiro deste ano, a empresa é responsável pela administração e manutenção de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49), além da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58).

O contrato de 30 anos prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões em obras de duplicação de 67% dos trechos (120 quilômetros), implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações.

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