Prefeitura de Montenegro está em novo prédio
Falta pouco para a desocupação total do Palácio Rio Branco, que foi sede da Prefeitura de Montenegro por mais de um século. No momento, apenas dois setores seguem operando no antigo endereço, na Rua João Pessoa, no centro da cidade. Logo na entrada, a Diretoria de Receitas, onde são resolvidos assuntos ligados a IPTU, emissão de boletos e parcelamento de dívidas. E, nos fundos, continua funcionando, por enquanto, a Divisão de ICMS/Talão de Produtor. Na sede nova, em imóvel locado quase no cruzamento da Rua Ramiro Barcelos com a RSC 287, onde anteriormente funcionou uma padaria, faltam pequenos ajustes nas salas que receberão estes departamentos.
Quando a desocupação for concluída, será possível fazer um diagnóstico mais preciso sobre todos os problemas existentes no velho Palácio. Estudos realizados pela equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas já apontaram, há algum tempo, a necessidade de substituição total do telhado. As inúmeras goteiras existentes na construção são a prova de que é preciso intervir com urgência.
Além disso, todo o Palácio – que é tombado como patrimônio histórico – carece de restauração. Esquadrias, portas e janelas foram duramente danificadas pela ação do tempo e pelos cupins, assim com as redes elétrica e hidráulica. O prefeito Gustavo Zanatta já anunciou o desejo de recuperar e preservar o local, que deverá, inclusive, ser usado novamente no futuro em atividades culturais ou como museu. “Nossa proposta é que ele seja funcional e possa ser visitado, pois seu valor histórico é inquestionável”, afirma.
Também o prédio em que funciona hoje a Secretaria Municipal de Obras Públicas, em frente ao Palácio Rio Branco, será integralmente desocupado em breve e passará por restauração. A SMOP será transferida para a nova sede da Prefeitura, possivelmente ainda em agosto. A mudança depende de ajustes nas instalações. Na sequência, vai migrar a Procuradoria Geral do Município, que atualmente funciona em prédio alugado.
Uma vez ocupado todo o novo centro administrativo, inicia outra fase do processo, que é a reacomodação de setores que funcionam em espaços locados pelo poder público ou em ambientes inadequados e insalubres pertencentes ao Município. “O objetivo destas trocas é melhorar e agilizar o atendimento à população, bem como garantir mais segurança aos servidores”, observa a secretária municipal de Administração, Ingrid Lerch.
Futuramente o governo pretende iniciar a construção do novo centro administrativo, em prédio próprio, na área próximo ao Fórum, no bairro Timbaúva. A ideia é centralizar todos os setores da administração municipal, economizando em transporte e facilitando o acesso da população.
O que funciona na nova sede
– Gabinete do prefeito;
– Protocolo;
– Secretaria Geral;
– Secretaria da Fazenda;
– Secretaria de Gestão e Planejamento;
– Secretaria de Administração.
0 Comentários