Vale do Caí tem o menor número de ocorrências do Estado

Barreiras e ações de fiscalização são importantes para combater a criminalidade - Crédito: BM

Neste último mês de fevereiro, o Vale do Caí teve o menor número de crimes em todas as 16 regiões que integram os comandos regionais de policiamento da Brigada Militar no Rio Grande do Sul. De acordo com o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Caí, tenente-coronel Paulo Rogério dos Santos Alberti, foram levados em consideração as ocorrências de crimes violentos, letais e intencionais. O CRPO Vale do Caí, formado por 19 municípios, foi o que teve menos ocorrências no Estado. Conforme o comandante regional da BM, o Vale do Caí tem uma sequência positiva de redução e manutenção de índices de criminalidade.

O tenente-coronel Alberti, que em outubro do ano passado assumiu o CRPO Vale do Caí, conhece bem a diferença entre a capital e o Vale da Felicidade, já que é natural de Porto Alegre, onde atuou no comando do policiamento. Ele cita que mesmo situado entre diversas regiões que apresentam alto índice de criminalidade, como Serra, Vale do Sinos e Região Metropolitana, está se conseguindo controlar a situação no que tange aos crimes violentos letais intencionais. Os índices são de Primeiro Mundo, já que o Vale do Caí tem uma taxa inferior a 6 homicídios por 100 mil habitantes. É um dos menores índices dos pais. Apesar da carência de efetivo, a dificuldade é compensada pela qualificação dos policiais e a tecnologia como do videomonitoramento. Também o reforço dos alunos soldados da Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES). O resultado é nenhum homicídio registrado em fevereiro na região, além da queda no número de furtos, roubos e outros delitos. E o intenso combate a criminalidade, principalmente ao tráfico de drogas, que acaba motivando outros crimes.

O comandante do CRPO Vale do Caí entende que os bons índices da região são fruto do forte envolvimento e profissionalismo dos integrantes das forças de segurança, da excelente integração da Brigada Militar com a Polícia Civil e Polícia Penal, e também com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que muito contribuem para o enfrentamento das dificuldades do dia a dia.  Ele cita que os crimes que normalmente ocorrem na nossa região envolvem delinquentes de outras regiões ou são de natureza passional. Mesmo com o controle da criminalidade, ressalta que não se pode descuidar, para que os índices não voltem a aumentar. Os baixos índices de violência contribuem também para que a região possa atrair mais investimentos, gerando empregos e renda para melhorias nos próprios municípios.

No primeiro bimestre deste ano, somando os meses de janeiro e fevereiro, nas operações realizadas na área de 27º BPM, com sede em São Sebastião do Caí e que abrange mais nove municípios, foram fiscalizados 7.046 veículos, 8625 pessoas e efetuadas 200 prisões.

0 Comentários

Deixe um Comentário

quinze + onze =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página