Votação e apuração deverão ser mais rápidas neste domingo
O segundo turno das Eleições 2022 acontece neste domingo, dia 30 de outubro, das 8 da manhã às 5 horas da tarde, em todo o território nacional. Mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar retornam às urnas eletrônicas para escolher, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), quem deverá ser o presidente da República pelos próximos quatro anos. E entre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) quem deverá ser o próximo governador do Estado.
Primeiro o eleitor deverá digitar na urna eletrônica o número do candidato a governador, com dois dígitos. Depois, digitará o número de quem escolheu para presidente da República, também com dois dígitos.
No primeiro turno, em 2 de outubro, o eleitor votava para cinco cargos, pois tinha também para senador, deputado federal e deputado estadual. Agora será apenas para governador e presidente. Por isso, deverá ser uma votação mais rápida, assim como também a apuração. Não deverão se formar filas. Mesmo assim, para agilizar, pode levar uma colinha com os números dos candidatos. Novamente terá um tempo de um segundo até confirmar o voto, para que o eleitor tenha tempo de conferir.
Para votar deve se dirigir a sua seção eleitoral com um documento de identidade com foto, como carteira de identidade e motorista, ou o aplicativo e-título no telefone celular desde que tenha a foto. Os locais de votação serão os mesmos do primeiro turno. Para quem quiser votar em trânsito, o prazo de solicitação terminou em 18 de agosto. Se o eleitor não tiver na cidade em que vota, hoje, deve justificar a sua ausência, em qualquer urna eletrônica da cidade em que estiver, ou pelo aplicativo e-título entre 8h e 17h deste domingo. Mesmo quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo, exceto se tiver o título cancelado por não ter votado em outras eleições ou tiver pendências com a Justiça Eleitoral. Também quem não fez o recadastramento e a biometria pode votar normalmente.
Para qualquer dúvida pode consultar o site do TRE, TSE, ligar para o cartório eleitoral ou verificar no aplicativo e-título até sábado. Novamente não poderá entrar com o telefone celular na cabine de votação, devendo ser deixado o aparelho com o mesário.
0 Comentários