Treze municípios do Vale do Caí não tiveram óbitos e internações por coronavírus nas duas últimas semanas
O Rio Grande do Sul ficou quase todo na cor vermelha no mapa preliminar da 36ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. Dezenove das 21 regiões Covid estão com alto risco epidemiológico, o que representa 95,8% da população gaúcha sob alto risco de contaminação e, principalmente, esgotamento de leitos. Apenas duas regiões – Ijuí e Santa Rosa – ficaram na bandeira laranja.
Entre os indicadores levados em consideração na classificação de risco, o que mais chama a atenção é o número de leitos de UTI livres em relação aos ocupados por pacientes com Covid-19: todas as 21 regiões receberam bandeira preta. O dado demonstra que a tendência já observada desde o mês de novembro, de elevada quantidade de pacientes internados, se manteve neste início de ano.
Não só a capacidade de atendimento do sistema de saúde preocupa, o avanço no contágio do coronavírus também. No entanto, apesar de os registros de hospitalizações por confirmados para Covid-19 ter aumentado de 794 para 1.567, registrando uma alta de 97%, o Comitê de Dados observa que uma hipótese para esse crescimento seria um atraso dos registros das duas semanas anteriores causado pelos feriados de Natal e Ano-Novo, o que culminou no salto de registros de hospitalizações em quase todas as regiões na semana vigente. Esses movimentos se verificam em períodos de feriados prolongados, especialmente nas festas de final de ano, como também ocorreu nos demais Estados brasileiros.
De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o fato de a grande maioria das regiões ter ficado com a bandeira final vermelha já representa um sinal de alerta para a população redobrar os cuidados, mas, além disso, as festas de fim de ano ainda não tiveram impacto nos dados do mapa desta semana.
No Vale do Caí, todas as regiões Covid, que tem como referência Canoas, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, estão em bandeira vermelha. Mas 13 municípios que não tiveram mortes ou internações nas últimas duas semanas podem adotar protocolos de bandeira laranja: Alto Feliz, Barão, Capela de Santana, Feliz, Harmonia, Linha Nova, Maratá, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Vendelino, Tupandi e Vale Real. E os demais, incluindo Montenegro, São Sebastião do Caí, Brochier, Salvador do Sul, Bom Princípio, Portão e Pareci Novo, podem adotar protocolos de laranja em razão da cogestão. Mas devido ao avanço da pandemia, é importante reforçar a prevenção, com o distanciamento, evitando aglomerações, uso de máscara, higiene e limpeza.
As associações regionais e, excepcionalmente, os municípios que desejarem enviar pedido de reconsideração ao mapa preliminar têm prazo de 36 horas para enviar sua solicitação ao governo. O formulário online ficará disponível até as 6h de domingo (10/1). O número de recursos recebidos será divulgado em matéria no site do governo na manhã de domingo. Os pedidos serão analisados pelo Gabinete de Crise e o mapa definitivo será divulgado também no site às 16h30 de segunda-feira (11/1). A vigência das novas bandeiras será de 12 a 18 de janeiro.
0 Comentários