Transaçoriana deve receber investimento de R$ 8 milhões

Uma grande mobilização regional com as presenças de lideranças de diferentes cidades do Vale do Caí, no Centro de Eventos de Capela de Santana, ocorreu na última semana, sexta-feira, marcando o ato de anúncio de R$ 8 milhões em emendas federais para continuidade da Rodovia Transaçoriana. Os recursos foram apresentados pelo senador Luís Carlos Heinze junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional e deverão estar à disposição ainda este ano.
Ligado à pauta de mobilidade e logística na região, o deputado estadual Issur Koch destacou a importância dos recursos. Para ele, a conclusão da estrada abre novas oportunidades para quem se desloca dos Vales do Caí e Sinos, assim como vem da Serra em direção a Porto Alegre. “Este trabalho que tem na figura do prefeito de Capela de Santana, Alfredo Machado, um de seus expoentes, precisa continuar. Vou seguir ao lado da região para que o sonho da Transaçoriana torne-se realidade muito em breve, melhorando a vida de milhares de pessoas que todos os dias enfrentam pó e barro para chegar à Capital”, definiu.

Considerada uma alternativa importante para desafogar a BR-116, a estrada intermunicipal é conhecida por ligar as cidades de Portão, Capela de Santana e Nova Santa Rita à BR-386, sendo uma das principais rotas de escoamento da produção local. Para completar a pavimentação da estrada, restam 11 quilômetros para serem asfaltados. O trecho que falta deve ser dividido em dois lotes, uma vez que são 5,6 quilômetros até Portão e, depois, um pouco mais de cinco quilômetros até Capela de Santana.

– Reprodução/FN
Diariamente milhares de motoristas do Vale do Caí e da Serra utilizam a BR-116 por não terem outra alternativa de acesso a Porto Alegre. A Transaçoriana seria uma nova opção enquanto que a extensão da BR-448 (Rodovia do Parque) ainda não se torna realidade, contribuindo para desafogar a 116. Iria inclusive beneficiar moradores de São Sebastião do Caí, Feliz, Bom Princípio e municípios vizinhos, numa ligação direta com a BR 386 e em seguida com a BR 448, ainda mais se futuramente tiver o asfaltamento entre Caí e Capela, melhorando as estradas e encurtando distâncias.
0 Comentários