Projeto da Escola São José do Maratá é selecionado para mostra na Expointer

Crédito: Divulgação

Um projeto sobre aquaponia desenvolvido por alunos da Escola Estadual de Ensino Médio São José do Maratá, de São José do Sul, foi selecionado para representar as escolas de campo da 2ª Coordenadoria Regional de Ensino em mostra na 45ª edição da Expointer. A tradicional feira voltada ao agronegócio e à agricultura familiar ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro.

O estudo de cinco alunos do 9º ano teve acompanhamento pelas professoras Thuani Flores Braga, de Ciências da Natureza, e Lubia Camargo Pereira, de Letras. Ele poderá ser conferido junto ao Pavilhão da Agricultura Familiar, entre os dias 26 e 29.

A aquaponia utiliza a recirculação de água. A água que entra no tanque dos organismos aquáticos é encaminhada para as unidades de cultivo dos vegetais e depois retorna novamente para o tanque, reiniciando todo o processo. Ela combina, portanto, a aquicultura, que trata da produção de organismos na água, com a hidroponia, que é o cultivo de plantas sem solo.
Conforme o grupo envolvido no projeto, ele tem entre seus objetivos demonstrar a viabilidade da cultura hidropônica, aproveitando-se a água das chuvas na escola, com sistema integrado entre plantas e peixes. Um dos resultados esperados com a ação de hortaliças e temperos para aproveitamento na merenda escolar.

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezessete − sete =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página