Parecia real: acidente aéreo simulado em treinamento de bombeiros em São Sebastião do Caí

São Sebastião do Caí foi sede do Curso em Intervenção em Acidentes com Aeronaves, ministrado pela Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul). O treinamento envolveu mais de 30 bombeiros de corporações voluntárias de diversos municípios gaúchos.
A movimentação ocorreu na Escola de Bombeiros Voluntários da Voluntersul, dentro do Campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em São Sebastião do Caí. O treinamento contou com instrutores especializados em atendimento a acidentes aéreos. “O curso visa preparar os bombeiros voluntários para este tipo de emergência que tem aumentado no Estado e no Brasil”, disse o presidente da Voluntersul e comandante dos Bombeiros Voluntários Caienses.
Após a parte teórica, o primeiro dia de prática teve técnicas de combate às chamas e proteção contra o foco das equipes de resgate que entram na aeronave para retirada de feridos. Com simulações tanto em uma aeronave sinistrada, quanto em um contêiner simulando um ambiente com fogo e fumaça, entre outras situações. O curso encerrou com simulação de uma operação completa de atendimento e um acidente aeronáutico com fogo.

0 Comentários