Caí enfrenta grave problema de falta de água

Rompimento de adutora ontem deixou toda a cidade sem água - Crédito: Corsan

Desde ontem, sábado, dia 28, devido ao rompimento da adutora de água bruta, próximo da bomba de captação do rio, no bairro Navegantes, São Sebastião do Caí enfrenta mais um problema de interrupção no abastecimento de água.

Os técnicos da Corsan conseguiram resolver o problema de ontem, com o conserto sendo concluído por volta de 22 horas. Entretanto, no início da madrugada deste domingo, teve uma segunda ocorrência, resultando na diminuição considerável na vazão de captação do primeiro recalque. A equipe técnica da Corsan foi novamente acionada, passando a trabalhar durante a madrugada e a vazão teve um aumento significativo somente no início da manhã deste domingo. Com a volta do tratamento de água, o serviço deve estar normalizado até o início da noite deste domingo.

O engenheiro Angelo Marcelo Faro, da Corsan, lembra que em razão da estiagem o nível do rio Caí está muito baixo, o quê dificulta a captação de água. Por isso ele diz que a situação já era precária. E se agravou com o problema na adutora que pega água bruta do rio e leva até a estação de tratamento. “A ETA ficou muito tempo parada. Voltou a operar e produzir água desde ontem. Temos que recuperar doze horas de abastecimento. Por isso a situação só deve normalizar hoje de noite”, explica.

Marcelo Faro destaca que são quase dez mil economias (ligações de água) do Caí, além de abastecer também Capela de Santana. Mesmo com a chuva dos últimos dias, o nível do rio ainda está muito baixo e por isso o engenheiro pede que a população evite o desperdício, economizando água. “Não conseguimos puxar a quantidade suficiente. A situação é precária. Se a seca continua e a população não colaborar poderemos ter mais dificuldades”, teme.

Reunião com superintendente

Mesmo antes do problema deste final de semana, na última quarta-feira, dia 25, autoridades de São Sebastião do Caí tiveram reunião com o novo superintendente regional da Corsan, Lutero Cassol, e com o sub-superintendente Iuri Paccico. Além do prefeito Júlio Campani, participaram os vereadores João Marcos Guará, Elson Lopes e Anastácio da Silva.

Prefeito Júlio Campani e vereadores estiveram reunidos com o novo superintendente regional da Corsan
– Crédito: Prefeitura

As lideranças do Caí aproveitaram o encontro para encaminhar várias demandas, visando melhorias no abastecimento, já que a falta de água tem causados muitos prejuízos, transtornos e reclamações da comunidade. O gestores da Corsan informaram que têm ciência dos problemas recentes e reiteraram a preocupação e o comprometimento por parte da companhia em sanar as questões o mais breve possível. No final de semana o superintendente Lutero esteve acompanhando os trabalhos dos técnicos da Corsan para resolver os problemas. A Administração Municipal também informou que está em constante contato com a Corsan para acompanhar e buscar agilizar todo esse processo, visando a normalização do fornecimento de água o quanto antes em todo o município.

0 Comentários

Deixe um Comentário

14 + dezessete =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página