Turma do 3º ano da Escola Municipal Cel. Pedro de Alencastro Guimarães, do Caí, no retorno das aulas Crédito: Prefeitura

As escolas municipais e estaduais, além das particulares, voltaram a receber alunos e professores na maioria dos municípios do Vale do Caí.

Após a liberação do Governo do Estado e a entrada da bandeira vermelha, na semana passada já retornaram as aulas presenciais em escolas particulares. E também nas municipais de cidades como Bom Princípio, Feliz, Tupandi, Vale Real, Alto Feliz, Maratá, Salvador do Sul e São Pedro da Serra, inicialmente na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

Em São Sebastião do Caí o retorno nas escolas municipais aconteceu na sexta-feira, com metade da ocupação pela manhã e os outros 50% de tarde nas EMEIs, enquanto no ensino fundamental as aulas presenciais, do 1º ao 5º anos, além de turmas de pré 1 e 2, ocorreu na última segunda-feira. Em Montenegro a volta das escolas municipais foi na segunda-feira passada, com os jardins, 1º e 2º anos. No mesmo dia também voltaram às escolas estaduais.

Cada município fez o seu calendário, com o retorno ocorrendo de forma gradual, com todos os protocolos sanitários e orientações. Aos poucos mais turmas estão voltando. É um retorno de forma híbrida, onde é oferecido também o ensino remoto, dependendo da decisão dos pais ou responsáveis. É a oportunidade, principalmente, para os alunos que estavam tendo dificuldades de aprendizado ou de acesso pela internet.

Mesmo com um número ainda reduzido e com muitas restrições, as escolas voltaram a ganhar vida. E a expectativa é de que com a redução dos casos de coronavírus, aos poucos, e com todos os cuidados, o aprendizado possa ser normalizado.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here