543 faltas em exames e consultas no Caí

Apesar das ações realizadas no sentido de alertar quanto aos prejuízos causados pela ausência em consultas e exames marcados, sem o aviso prévio, as faltas continuam ocorrendo em número muito alto na rede municipal de saúde de São Sebastião do Caí. Com a adoção de uma nova sistemática pela equipe de saúde, após treinamento e aprimoramento do sistema de monitoramento de faltas, se viu que na realidade a situação é ainda pior do que vinha sendo divulgado. Agora no último mês, entre 16 de novembro e 14 de dezembro, o número de faltas chegou a 543.

De acordo com o “Faltômetro”, divulgado ontem pela Secretaria da Saúde, só nas consultas para clínico geral foram 144 ausências de pacientes. E o número também foi alto nas especialidades, como de 67 faltas para ginecologia/obstetro, 52 no dentista, 48 em exames de ecografia, 39 na coleta de exames, 37 no fonoaudiólogo, entre outros.

A Secretaria da Saúde ressalta que a falta às consultas e exames é um dos fatores que contribuem para o crescimento das filas de espera do atendimento, uma vez que há retroalimentação da fila pelos usuários faltosos, com consequente diminuição do aproveitamento da oferta assistencial. Os próprios pacientes, com isso, acabam sendo os mais prejudicados, pois implica na descontinuidade do cuidado, no adiamento da resolução da demanda de saúde, no aumento do tempo de espera para consulta, bem como no prejuízo ao uso de serviços de urgência e emergência.

Quando alguém falta a uma consulta sem aviso prévio, além de prejudicar a própria saúde, está prejudicando outras pessoas que poderiam ser atendidas no seu lugar. “Coloque sempre bem à vista a sua folhinha de marcação de consulta ou exame para não esquecer a sua data e horário. Se não puder comparecer avise com pelo menos 24 horas de antecedência”, alerta a Secretaria da Saúde.

No município de São Sebastião do Cai a Prefeitura tem buscado formas de melhorar a acessibilidade dos usuários e diminuir as faltas, com a disponibilização de uma linha especial de Whatsapp, (51) 98057-9038, para desmarcar previamente as consultas e exames, nos casos em que o paciente não consiga comparecer.

0 Comentários

Deixe um Comentário

6 + um =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página