Semana do Ministério Público terá palestras hoje e amanhã em Montenegro

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em parceria com o curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) do campus Montenegro, promoverá, nesta terça e quarta-feira, dias 30 e 31 de agosto, às 19h, a primeira edição da Semana do Ministério Público de Montenegro. Com o apoio institucional do Ministério Público Estadual e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), o evento no campus da Unisc contará com as palestras do pós-doutor em Economia Pery Shikida e dos promotores de Justiça André de Azevedo Coelho e Eugênio Paes Amorim.

Para o vice-presidente de Núcleos da Associação, Fernando Andrade Alves, a realização de uma nova edição do evento em parceria com a UNISC é motivo de celebração. “No ano passado, promovemos o evento em formato virtual, contemplando todos os campi da Universidade. Com esta edição específica para os discentes de Montenegro, região tão importante do nosso Estado a qual o Ministério Público se dedica fortemente, esta parceria se consagra ainda mais”, destaca o dirigente. Para o promotor de Justiça, o encontro se torna mais relevante porque marca a retomada do evento em formato presencial. “Teremos uma grande oportunidade de levar aos alunos três palestras extraordinárias. Será uma oportunidade para os alunos interagirem com o Ministério Público e também de se atualizarem com profundidade acerca de temas tão caros à sociedade”, enfatizou Alves.

Para a noite de abertura, está marcada a palestra “Perfil constitucional do Ministério Público no Estado de Direito brasileiro”, ministrada pelo doutorando em Direito e promotor de Justiça do Ministério Público gaúcho André de Azevedo Coelho. “A ideia é desenvolver um conceito atual de Estado de Direito e expor seu sentido material, a partir do que será demonstrado que essa forma de organização pressupõe que o Estado assuma sua atuação voltada para finalidades específicas e, também, reste estruturado de determinada forma. Nesse contexto, o Ministério Público insere-se como elemento fundamental do Estado de Direito e retém em si parcela da soberania estatal”, destaca o promotor, que também é vice-presidente Administrativo e Financeiro da AMP/RS.

Na segunda noite do evento, o economista Pery Shikida traz a palestra “Economia do crime: o crime econômico no Brasil compensa?”. Em sua fala, o especialista traz a interpretação dos resultados primários dos seus trabalhos acadêmicos desenvolvidos junto a encarcerados. “Vamos analisar as organizações criminosas sob a ótica da Economia em um debate norteado sob três informações extraídas de uma pesquisa focada em réus condenados, são elas: os motivos que levam um cidadão a migrar de uma atividade legal para uma ilegal; as circunstâncias que permeiam esta escolha pelo ilícito e, por último, uma avaliação se atualmente o crime está compensando no País”, adiantou o palestrante.

Para o encerramento, está marcada a palestra “Tribunal do Júri. A arena da palavra”, ministrada pelo promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim. “Toda vez que se fala no Tribunal do Júri, gera-se uma grande expectativa, em especial os jovens, pois é uma área que sempre provoca muita curiosidade e interesse neles em aprender. Nesta palestra, irei discorrer acerca da atuação que nós, promotores, temos, desde o preparo do processo até a fase da sustentação oral, em que ocorre o trabalho focado nos debates no sentido de persuadir e convencer os representantes do povo a aderirem ao pedido do Ministério Público”, adiantou o palestrante.

Responsável pela organização ao lado da promotora de Justiça Rafaela Huergo, a promotora de Justiça Maristela Schneider, da Promotoria de Justiça de Montenegro, celebra a chegada do evento ao município. “É com grande prazer que, neste ano, realizaremos a primeira edição do evento em parceria com a UNISC campus Montenegro. Será uma grande oportunidade de aproximar o Ministério Público e o meio acadêmico, permitindo que os estudantes de Direito consigam compreender melhor a atuação do promotor de Justiça diante da sua variedade de atribuições, que muitas vezes é atrelada somente à seara criminal. Neste evento, demonstraremos que o Ministério Público abrange muito mais do que isso, uma vez que é o representante da sociedade e possui uma gama de atribuições riquíssima. Com certeza, será uma experiência enriquecedora e de muito conhecimento para a jornada de estudos destes futuros operadores do Direito”, enfatizou.

Sobre a Semana do Ministério Público

Criada em 1985, a Semana do Ministério Público permite que os estudantes de Direito de todo o Estado possam conhecer o trabalho dos agentes do Ministério Público e o posicionamento institucional com relação aos assuntos jurídicos em destaque, além de apresentar aos futuros profissionais as possibilidades da carreira dentro desta área de atuação. A primeira edição do evento, que é realizado anualmente em diversas cidades gaúchas, ocorreu em Santa Cruz do Sul, em parceria com a UNISC.

Serviço:

I edição da Semana do Ministério Público de Montenegro
30 e 31 de agosto – 19h
UNISC campus Montenegro (Estr. Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020 – Zootecnia, Montenegro/RS)
Informações:  (51) 3649-4124

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezenove − 16 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página