Felipe Karam deseja tornar o estudo do violino popular acessível aos jovens instrumentistas. - Foto: Luis Ferreirah

Até 8 de abril estão abertas em Montenegro as inscrições para as atividades  do projeto Violino no Choro – Fomento e Difusão da Música Genuinamente Brasileira, que se propõe a levar o estudo da música popular brasileira para as orquestras juvenis. A iniciativa cultural protagonizada por Felipe Karam inclui uma oficina, cinco marterclasses e um concerto didático. As demais cidades desta circulação incluem Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Porto Alegre.  As inscrições podem ser feitas pelo site do projeto www.violinonochoro.com.br . Violino no Choro tem o financiamento da Lei Aldir Blanc realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020.

Violino no Choro é um projeto de circulação e de educação a serviço da música brasileira. Foi idealizado com o objetivo de fomentar e difundir o estudo dos gêneros e ritmos do Brasil, bem como de desmistificar os instrumentos orquestrais, como o violino, do ambiente exclusivo da música de concerto, por meio de oficinas, masterclasses e concertos didáticos de cunho popular. Confira datas no “Serviço”.

Parte das vagas é destinada aos alunos de orquestras jovens ou projetos sociais de música, como os projetos sociais da Fundarte, mas é aberta a todos os interessados até o limite de vagas. Para os masterclasses “Alma Brasileira”, os alunos passarão por uma seleção por meio do envio de um vídeo, reproduzindo uma música de sua escolha, dentro das que serão ofertadas pelo site do projeto.

Para a oficina “De Violino Também Dá”, alunos de todos os instrumentos podem se inscrever. As atividades visam a fomentar a música brasileira, divulgar e homenagear seus expoentes, bem como passar informação necessária de como se reproduzir o choro, o samba, e tantos outros ritmos e gêneros populares brasileiros. O concerto de encerramento em Montenegro, “Vê se Gostas”, ocorre dia 09 de abril, com transmissão ao vivo pelas plataformas do projeto.

Mais sobre o projeto

O protagonista deste projeto é o músico e compositor Felipe Karam, violinista de cinco cordas, com mestrado pela City University London (Londres-UK), e profunda pesquisa e experiência na linguagem do choro e do jazz. Sua trajetória ficou marcada pela constante busca e descoberta de uma nova forma de tocar, ou “soar”, com propriedade, dentro de estilos musicais populares, pelos quais sempre se identificou, ao violino, embora para isso tenha precisado mudar de país, e até reinventar-se no seu estudo musical e de instrumento.

O projeto é dirigido a integrantes de orquestras jovens e/ou projetos sociais de música. Surgiu para amenizar a carência observada na metodologia de música popular para os instrumentistas das cordas friccionadas, principalmente, nos conhecimentos harmônicos e rítmicos presentes, de forma inequívoca, na música popular brasileira. Busca-se, ainda, instigar no aluno o interesse por aprofundar-se no universo da música improvisada, bem como formar público para a música instrumental celebrando e apropriando-se da Identidade musical brasileira, bem como de seus expoentes, enquanto patrimônio cultural.

Cronograma de Atividades:

– Oficina/masterclasses virtuais: dias 12, 13, 14 e 15 de abril por meio da Plataforma Zoom, com preferência de vagas a estudantes de música da Fundarte, mas aberto a estudantes de todo o Brasil. Horários da oficina: 9h30min às 11h30min, 13h30min às 16h30min; masterclasses: a combinar

Concerto Didático: 9 de abril (sexta-feira), às 19h: transmissão ao vivo nas plataformas digitais do artista (Facebook e Youtube) e da Fundarte (Facebook e YouTube). A gravação será realizada no Teatro Therezinha Petry Cardona, prédio da Fundarte (Rua Capitão Porfírio, 2141, Centro), Montenegro-RS);

 

Projeto Violino no Choro – Fomento e Difusão da Música Genuinamente Brasileira

Realização: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e SEDAC. (Lei nº 14.017/2020)

Apoiadores: UFRGS (Salão de Atos e Prorext), FUNDARTE, SESC, SECULT (Novo Hamburgo), Orquestra Villa Lobos e Orquestra Marcopollo.

 

– Site Oficialwww.violinonochoro.com.br

– Facebook Pagehttps://www.facebook.com/felipekaramviolinopopular/

– Instagramhttps://www.instagram.com/violinonochoro/

– Youtubehttps://www.youtube.com/user/felipe0987

 

– Vídeoclip: https://www.youtube.com/watch?v=TPxgTWhDPaI

– Vídeo sobre o projeto: https://youtu.be/3otAhuiSc90

Fonte: Assessoria de Imprensa – Silvia Abreu 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here