Dia da Favela terá show nacional no Parque Centenário
A Central Única das Favelas (Cufa) estará realizando dois dias de atividades no Parque Centenário de Montenegro em alusão ao Dia Nacional da Favela. A programação, que ocorre na sexta-feira e sábado, dias 4 e 5 de novembro, contará com shows, painéis, palestras, apresentações artísticas, food trucks e outras atrações.
O jornalista Rogério dos Santos, coordenador da Cufa em Montenegro, lembra que a data de 4 de novembro marca a primeira vez o termo que apareceu em um documento público, no ano de 1900, quando o delegado da 10º Circunscrição e chefe da Polícia do Rio de Janeiro, Enéas Galvão, se referiu ao Morro da Providência como favela, onde moravam os favelados, como eram chamados os soldados que lutaram na Guerra de Canudos, na Bahia, e ficaram marcados pela planta favela, muito comum no sertão nordestino. A associação feita na época foi como um lugar sujo e de gente imoral. O Morro da Providência, no centro do Rio de Janeiro, é considerado a primeira favela do Brasil.
Além de ser essencial para a promoção de políticas públicas nesses espaços, o debate sobre as temáticas relacionadas às comunidades brasileiras é extremamente fundamental para o desenvolvimento econômico, social e cultural do país. É com essa perspectiva que, desde 2006, a Central Única das Favelas – CUFA, que realiza inúmeras atividades em Montenegro, principalmente auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade, debate e destaca o Dia da Favela.
O Dia da Favela – Favela é Potência, com a realização da Cufa Montenegro, Prefeitura e Sesc, acontecerá na sexta-feira e no sábado, com uma programação de palestras, rodas de conversas, ofertas de serviços, atendimentos e informações com ônibus da Defensoria Publica do Estado, ônibus Lilás da diretoria de políticas públicas da Mulher do Rio Grande do Sul, serviços da Secretaria da Habitação (SMHAD), curso de Técnico de Enfermagem e do atendimento do curso de Direito da UNISC, mais a parceria com Defensoria Pública, Ministério Público, Secretaria Estadual de Segurança , Administração Municipal, Confraria das Mulheres Empreendedoras de Montenegro, Polícia Civil, Brigada Militar, Grupo Vargas, Unisc, Uergs, Agência Coneta, Movimento Hiphop, Conselho da Mulher.
Programação
Sexta-feira – 04/11
8h30 – Abertura oficial
9h – Painel Políticas públicas e segurança a população em vulnerabilidade social;
10h – Papo de Responsa – Projeto da Polícia Civil com palestra;
11h30 – Intervalo
14h – Palestra sobre Assédio em ambiente de trabalho;
14h30 – Espetáculo de teatro infantil João Jiló;
15h – Espetáculo de dança da Uergs;
15h15 – Roda de conversa com o tema: Fortalecimento da rede de proteção as mulheres de favelas e periferias;
16h30 – Espetáculo de dança da Uergs.
Sábado- 05/11
8h30 às 14h – Encontro de lideranças da Cufa;
14h30 – Show MC Pedrão;
14h45 – Show espelho da Perifa;
15h – Tropa do Cout;
15h15 – Bfunk Dybamic rapper
15:30 – DuGanhStar;
16h – Show MC Toni;
16h3O – Show de Made in South;
17h – Show grupo Nossas Raízes;
17h30 – Desfile Cufa/Confraria das Mulheres Empreendedoras de Montenegro;
18h – Guerreiros da Perifa e Show DJ Ambus;
18h30 – Show Nacional com o rapper, escritor, ator e cineasta carioca MV Bill e Kamilla CDD.
0 Comentários