Tarifaço pode causar 22 mil demissões no RS

Governador Eduardo Leite entregou ofício ao vice-presidente Geraldo Alckmin - Foto: Vitor Rosa/Secom

Durante entrevista concedida à agência Reuters nesta quarta-feira, dia 6, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não pretende retaliar os Estados Unidos pelas tarifas impostas a produtos brasileiros nem iniciar um diálogo direto com o presidente Donald Trump. Conforme Lula, procurar contato com o presidente norte-americano neste momento seria uma “humilhação” para o Brasil.

A manifestação de Lula, no mesmo dia em que as novas tarifas entraram em vigor, revela negociações no âmbito do BRICS e medidas internas de apoio às empresas exportadoras. Entretanto, a decisão contrasta com a gravidade dos impactos já sentidos em estados exportadores, especialmente o Rio Grande do Sul, que projeta perdas superiores a US$ 1,6 bilhão em vendas anuais.

Já o governador Eduardo Leite esteve reunido nesta quarta-feira, em Brasília, com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, para tratar diretamente da crise comercial. No encontro, Leite entregou um ofício acompanhado de um relatório técnico elaborado pela Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), detalhando os efeitos severos do tarifaço para a economia gaúcha. De acordo com o documento, 85,7% das exportações do Estado para os Estados Unidos serão atingidas pelas tarifas, o que representa aproximadamente US$ 1,6 bilhão em perdas anuais. Estima-se que até 22 mil empregos estejam em risco entre os 143 mil trabalhadores das indústrias mais afetadas. Para Leite, é fundamental que o Brasil atue com pragmatismo nesta negociação, deixando de lado discursos que só criam atritos e focar em resultados concretos, que protejam nossa indústria, os empregos e a competitividade do país no cenário internacional.

0 Comentários

Deixe um Comentário

doze − doze =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password