Vacas do Vale do Caí estão entre as premiadas na Expointer
A Expointer chegou ao final no último domingo marcada pelo espírito da reconstrução e pela retomada da agropecuária. A comercialização durante a feira somou mais de R$ 81 bilhões em negócios, superando todas as expectativas. O público foi de mais de 660 mil visitantes no Parque Assis Brasil, em Esteio. E o Vale do Caí novamente esteve muito bem representado.
Várias agroindústrias da região participaram do Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos destaques da Expointer, com mais de 10 milhões de reais em vendas. Também várias empresas da região estavam com seus estandes na feira. E os animais do Vale do Caí também participaram, inclusive conquistando grandes premiações.
Entre os destaques a grande campeã da raça holandesa, ficando o título para o expositor Carlos Jacob Wallauer, de Salvador do Sul. Premiações ainda nas categorias 2 anos senior, 4 anos e 5 anos.
Na produção de leite destaque para a vaca holandesa de propriedade do agricultor Gediel Griebeler, da localidade de Linha Catarina, no interior de Montenegro. Ela já tinha sido a segunda colocada no FestLeite, em abril, em Anta Gorda. E agora repetiu o feito na sua primeira participação na Expointer. “Há 50 ano nossos pais iniciaram a história da propriedade. Logo depois que casaram compraram uma vaquinha para poderem ter uma renda, mas ela produzia apenas 1 litro de leite por dia. Tomavam café preto para poderem entregar aquele um litro ao leiteiro”, lembra Gediel, sobre o início da produção, que depois aumentou com a compra de mais animais. Nesta primeira participação na Expointer a vaca da propriedade produziu 97,6 kg, o que equivale a 100,6 litros de leite, sendo a vice-campeã. Também ficou com o 5º lugar na categoria pista, do desfile morfológico “Sempre viam na televisão as vacas em exposição na Expointer, mas nunca imaginaram, nem nos melhores sonhos, que um dia teriam uma da propriedade deles em exposição lá, e muito menos que seria premiada”, completa, destacando o apoio da Cooperativa Cotriba e veterinários.
0 Comentários