Temporal com muita chuva, raios e granizo no Vale do Caí, com risco da décima enchente

Em São Vendelino choveu mais de 80 milímetros em uma hora - Crédito: Redes Sociais

A noite de sexta-feira está sendo de grande preocupação em grande parte das cidades do Vale do Caí.

Um forte temporal já registrou grande volume de chuva, além de queda de granizo, raios e trovões. Vários telhados de casas e prédios foram danificados, como em Salvador do Sul, Barão, Bom Princípio e outros municípios. Bombeiros e Defesa Civil estão distribuindo lona, como nas localidades de Campestre Baixo e Canudos, que foram as mais atingidas no interior de Salvador do Sul.

O volume de chuva também assusta. Em São Vendelino, por exemplo, foram registrados mais de 80 milímetros de chuva em questão de uma hora, elevando muito o nível do arroio Forromeco e outros córregos. Está interditada  a travessia sobre as pontes baixas, que ficaram submersas. A RS-446, que liga São Vendelino a Carlos Barbosa, tem interrupção em alguns trechos, como nos quilômetros 0 e 11, em razão de quedas de barreiras e alagamentos. Também na ERS-122 e RS-452 os motoristas devem ter atenção redobrada devido ao risco de aquaplanagem.

Volta a causar preocupação também o risco de uma nova enchente, que seria a décima desde junho deste ano e que pode ser de médio a grande porte. O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, Ênio Santos, diz que a situação está sendo monitorada, principalmente quanto à nova elevação do rio Caí. Inclusive seis famílias, com 22 pessoas, que tinham sido removidas de suas casas na segunda-feira não retornaram para suas residências devido a previsão de mais fortes chuvas. “Estamos com os caminhões de prontidão e se necessário vamos agir para remover mais famílias. A preocupação é com a madrugada e amanhecer do sábado, quando deve chegar essa água e novamente alcançar a cota de inundação”, projeta. “Deve atingir residências aonde não chegou no início desta semana. Pode passar dos 12 metros e meio”, teme.

Como existe a previsão de mais chuva para o sábado, toda a região segue em alerta. O rio e os arroios ainda estão cheios da inundação do início desta semana e com mais esse grande volume de chuva tem a tendência de mais uma enchente. Na Serra a régua da CPRM em Nova Palmira (Caxias do Sul) já aponta uma elevação de mais de um metro e no Caí o nível do rio também voltou a subir.

RS-446 tem bloqueio devido a alagamentos e quedas de barreiras – Crédito: Redes Sociais

 

Queda de granizo foi registrada em várias cidades
– Crédito: Cleo Meurer

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

1 × 2 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página