Defesa Civil alerta para grande enchente no Caí e Montenegro

Caí já está removendo famílias devido a projeção de grande enchente - Crédito: Defesa Civil

O grande volume de chuva das últimas 24 horas aumenta o risco de uma grande enchente na região.

Em São Sebastião do Caí foram registrados 60 milímetros de chuva em 24 horas e o rio Caí já subiu cerca de 3,5 metros desde o início da noite de ontem e no início da manhã de hoje, sábado, dia 18, às 7h marcava 11m25cm pela régua da CPRM, tendo subido 32 centímetros na última hora. “É um volume muito alto e rápido de inundação. Deve ser uma enchente grande”, projeta o coordenador da Defesa Civil caiense, Enio Santos, informando que mais famílias estão sendo removidas.

Bairro Navegantes, no Caí, já está com ruas atingidas pela enchente
– Crédito: Defesa Civil

Em Montenegro a Defesa Civil também está em alerta. No município choveu 63,8 milímetros nas últimas 24 horas e às 7h30 da manhã de hoje, sábado, o nível do rio Caí estava em 6m27cm, já alcançando a cota de inundação pela décima vez nos últimos quatro meses. Subiu 8 centímetros na última hora. “Estamos com o plano de contingência pronto para resgatar famílias. A proporção projetada é de uma enchente semelhante a de junho”, projeta o coordenador da Defesa Civil montenegrina, Clóvis Pereira, comparando com a enchente histórica do ciclone de junho deste ano.

Em Montenegro a inundação também já atinge algumas ruas
– Crédito: Defesa Civil

Impressiona a elevação do rio na região da Serra. A régua da CPRM em Nova Palmira (Caxias do Sul) aponta uma subida de mais de 7 metros do rio desde a tarde de ontem, chegando a 8m83cm no início da manhã deste sábado, às 7h15, quando estabilizou e começou a baixar lentamente. A chuva acumulada nas últimas 24 horas em Caxias do Sul é de 133,8 milímetros.

Pela projeção da CPRM, na tarde de hoje, às 16h, o rio pode atingir 14m25cm no Caí, que foi a medida da enchente histórica de junho deste ano. Em Montenegro, neste mesmo horário o nível previsto é de 7m47cm.

Em caso de emergência deve ser feito contato com o telefone 193.

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezoito + 6 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página