Rio sobe quase 7 metros no Caí e situação é de alerta
Novamente o Vale do Caí está em alerta com relação a situação do rio Caí. Em razão da chuva que ocorre desde ontem, sexta-feira, decorrente de uma um ciclone extratropical, o nível do rio Caí e dos arroios da região subiu consideravelmente. A Defesa Civil dos municípios está em alerta.
Conforme a régua da CPRM, que monitora a bacia hidrográfica do rio Caí desde a Serra, em Nova Palmira (Caxias do Sul) o rio subiu mais de 3,5 metros desde ontem. A elevação foi de 22 centímetros para 3m95cm até às 9h45min da manhã deste sábado. Está em conta de alerta, sendo que a de inundação inicia a partir dos 4m70cm.
Em São Sebastião do Caí, desde a manhã de ontem o rio subiu quase 7 metros em um dia, de 1m84cm para 8m53cm até às 10h da manhã deste sábado. Está em cota de alerta, no Caí, pela régua da CPRM. A inundação no Caí inicia a partir dos 10m50cm.
Em Montenegro, desde ontem, o rio Caí subiu quase 3 metros. Às 9h30 da manhã de hoje marcava 3m83, já se aproximando também da cota de alerta que é de 4 metros.
Defesa Civil
Segundo o coordenador da Defesa Civil no Caí, Enio dos Santos, o rio está subindo consideravelmente. “No início da manhã de hoje, entre 7 e 8 horas, subiu 40 centímetros. De madrugada chegou a subir cerca de 60 centímetros por hora. A velocidade está diminuindo. A expectativa é de quase sair do leito, mas não deverá causar alagamentos em residências. Deve inundar campos e estradas de várzea, mas sem atingir as moradias. Estamos com a equipe e caminhões de prontidão em caso de necessidade”, afirma.
Em Montenegro a Defesa Civil também está em alerta. O novo coordenador, Clóvis Pereira, diz que está monitorando a situação desde a região da Serra. “O fluxo do escoamento da água está ajudando”, diz, citando que a correnteza está fluindo sem represamento. Entretanto, alerta quanto ao represamento em esgotos, podendo ocorrer alagamentos em ruas dos bairros mais baixos, principalmente Industrial, Ferroviário, Municipal e Olaria. A Prefeitura de Montenegro alerta quanto ao risco de alagamentos. Desde ontem já foram registrados 64 milímetros de chuva e o rio está subindo cerca de 15 centímetros por hora.
Ontem o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um alerta vermelho indicando grande perigo para a região em razão da possível formação de um novo ciclone. Entretanto agora a previsão é de que a chuva não deve retornar mais à região neste final de semana. O alerta vermelho passou então para laranja. Mais chuva, em grande volume, está prevista para a próxima semana, já a partir de segunda-feira, com um terceiro ciclone. A previsão é de tempo severo, podendo ter chuva de granizo, raios, vendavais e chuva forte entre segunda e quarta-feira, 10 a 12 de julho. A chuva pode ainda se estender até quinta-feira, podendo alcançar um acumulado próximo de 200 milímetros entre os Vales do Caí, Sinos, Paranhana, Região Metropolitana e litoral por conta do ciclone. E ainda atingir outras regiões.
O Vale do Caí e outras regiões ainda se recuperam do ciclone de junho, que causou uma grande enchente.
0 Comentários