Rio sobe muito na Serra e passa dos 11 metros no Caí, aumentando o risco de outra grande enchente

Em Nova Palmira (Caxias) o rio subiu muito e rápido - Crédito: CPRM

O grande volume de chuva que voltou a cair desde ontem, sexta-feira, e que prosseguiu ao longo de todo este sábado, podendo continuar no final de semana, aumenta o risco de uma nova enchente. E poderá ser outra vez uma inundação de grande proporção, repetindo o que aconteceu na semana passada.

E essa nova chuvarada está pegando o rio cheio, assim como a região de várzea, além do represamento devido à alta do rio Jacuí, onde o Caí deságua.

Choveu muito também na Serra, onde está a nascente do rio. Em Caxias do Sul a régua da CPRM mostra uma elevação de 2m60cm desde o início da tarde de hoje, sábado, passando de 3m35cm as 12h30 para 5m96cm às 20h45min.

Em São Sebastião do Caí tem subido uma média de 18 a 24 centímetros por hora, nas últimas horas, conforme a régua física da Defesa Civil, que marcava 11m04cm às 22h. Com isso o rio já está novamente em cota de inundação no Caí, que sofre mais uma enchente. E a preocupação é que existe a tendência de seguir subindo durante a noite e madrugada. Por isso, quem estiver em área de risco tem que sair. E quem saiu não deve voltar por enquanto. Mais de 600 pessoas estão em quatro abrigos públicos no Caí e muitas também foram para casas de parentes. Em torno de 600 pessoas seguem em três abrigos públicos.

Se confirmando uma nova enchente, causa preocupação também se houver a necessidade de resgates, já que existem muitos entulhos na frente das casas, o que dificulta o acesso e torna perigosa a aproximação das embarcações. Por isso não se deve deixar para a última hora para sair e não é hora de voltar.

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezesseis − 16 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página