Rio baixa lentamente em Montenegro e desabrigados pela enchente precisam de ajuda

Doações podem ser encaminhadas para o ginásio do bairro Cinco de Maio - Crédito: Prefeitura

Em queda desde ontem, sábado, o nível do Rio Caí segue baixando lentamente neste domingo em Montenegro. Após subir mais de 7 metros e atingir várias áreas da cidade, desde ontem o rio vem baixando vagarosamente, numa média entre 3 a 5 centímetros por hora.

As autoridades seguem com a estrutura de socorro pronta para fazer resgate em caso de necessidade. Basta ligar para 3632 2333, 193 ou 153. Os desabrigados estão sendo acolhidos no Ginásio do Sesc, no Centro, e as doações de agasalhos, cobertores, fraldas infantis e material de higiene devem ser levadas até o Ginásio do bairro Cinco de Maio.

Comunidade está sendo solidária com doações
– Crédito: Prefeitura

Precisa fraldas

Entre as vítimas da enchente, há um grande número de crianças. Por isso, as equipes de atendimento estão solicitando também doações de fraldas nos tamanhos P, M e G.

Os donativos devem ser entregues no Ginásio Cinco de Maio.

Situação de emergência

O prefeito Gustavo Zanatta assinou ontem, sábado, o decreto número 9.254, declarando situação de emergência e de calamidade pública nas áreas de Montenegro afetadas por inundações. A decisão levou em conta os estragos provocados pela inundação decorrente das fores chuvas que atingiram a região na quarta e na quinta-feira. As precipitações foram resultado de um ciclone extratropical na costa gaúcha.

De acordo com medições feitas pela Emater, as chuvas somaram em torno de 150 milímetros em apenas 24 horas, mesmo volume que costuma ser registrado, historicamente, em todo o mês de junho. O nível do Rio Caí causou danos principalmente nos bairros Industrial, Ferroviário, Municipal, Olaria, Tanac e área baixa do Centro.

O decreto autoriza uma série de ações de socorro, já em execução e au0toriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre. Além disso, fica permitida a entrada nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação.

Ajuda do Exército

Ontem de tarde, sábado, as equipes da Prefeitura contaram com o reforço de 20 soldados e dois caminhões do Exército na retirada de pessoas que ficaram retidas na água. A maioria foi deixada na casa de parentes e amigos e aquelas que não têm para onde ir foram conduzidas aos ginásios Cinco de Maio e Sesc. A ajuda veio do quartel de Nova Santa Rita e foi saudada pelo prefeito Gustavo Zanatta. “São mais pessoas colaborando para enfrentar as consequências das cheias do Rio Caí”, afirma.

Auxílio de soldados do Exército ontem
– Crédito: Prefeitura

Alerta de golpe

A Prefeitura de Montenegro esclarece que não está pedindo ou aceitando contribuições financeiras por pix ou qualquer outra forma. Se você souber de algum pedido neste sentido, não doe, trata-se de ações de golpistas que lamentavelmente se aproveitam desta situação delicada para tirar algum tipo de vantagem, devendo ser comunicada a Brigada Militar pelo telefone 190.

Atestados

A partir da próxima segunda-feira (19), a Defesa Civil começará a fornecer atestado para moradores das regiões atingidas pela enchente e que precisam comprovar a ausência em seus empregos. De acordo com a Defesa Civil do município, as entregas começam na segunda, na sede do órgão, no Parque Centenário.

Para retirar o atestado é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência no nome da própria pessoa. Se o imóvel estiver no nome de outra pessoa, deve ser apresentado junto com o comprovante de residência, algum outro documento que prove que a pessoa mora no imóvel atingido. (Documento de União Estável, contrato de aluguel).

A Defesa Civil fica no interior do Parque Centenário e o horário de atendimento é das 8h às 12h e 13h30min às 16h30min.

 

Dúvidas e emergências ligue para:

Defesa Civil – (51) 3632- 4784 ou (51) 99710-7860

Corpo de Bombeiros: 193 / 3632-2333

 

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

dois × três =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página