Repique da enchente: rio sobe quase 3 metros e volta a se aproximar da cota de inundação em São Sebastião do Caí
No início da manhã deste sábado, dia 11, às 9h, o nível do rio Caí, na régua física da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, marcava 9m68cm, tendo subido 2 centímetros na última hora. Portanto, se aproxima novamente da cota de inundação, que é acima dos 10m50cm. Por volta do meio-dia de ontem, sexta-feira, a régua marcava 6m86cm. Portanto, tinha baixado mais de 10 metros desde o pico da grande inundação, que marcou 17m60 na quinta-feira da semana passada, dia 2. Entretanto, nas últimas 20 horas subiu aproximadamente 2m80cm, voltando a preocupar devido ao risco de uma nova enchente.
Com a previsão da volta da chuva desde ontem, sexta-feira, temia-se o risco do chamado “repique”, com o rio Caí voltando a subir e podendo ter uma nova cheia, já que não chegou a voltar ao nível normal. Pelo contrário, essa chuva que ocorre desde ontem pegou o rio ainda cheio, assim como as regiões de várzea. Atualmente 213 famílias, totalizando cerca de 615 pessoas, seguem em quatro abrigos públicos no Caí. A orientação é para que não voltem para casa até o nível do rio baixar e oferecer condições de segurança. Uma reunião da Defesa Civil e Prefeitura ocorreu no início da manhã de hoje, sábado, para definir as ações.
Réguas voltando
A grande cheia da semana passada danificou réguas eletrônicas da CPRM, que faz o monitoramento da bacia hidrográfica do rio Caí. Desde a semana passada algumas réguas não estavam mais registrando os níveis do rio. Mas agora voltaram a marcar.
Pela régua da CPRM em Nova Palmira (Caxias do Sul), o rio chegou a subir cerca de 1 metro e meio ontem, mas desde as 21h30 está baixando e até as 8h30 desta manhã tinha recuado em 45 centímetros. Nas últimas 24 horas choveu cerca de 30 milímetros em Caxias do Sul.
Já em São Vendelino choveu em torno de 37 milímetros nas últimas 24 horas. Em Feliz choveu mais ainda, sendo registrados 44,6 milímetros, com o rio Caí tendo baixado 3 centímetros na última hora, marcando 4m35cm às 8h da manhã de hoje.
No Caí a régua da CPRM voltou a funcionar e às 8h da manhã de hoje marcava 9m66cm, tendo subido 4 centímetros na última hora.
Em Montenegro também voltaram a ter registros da régua da CPRM, marcando 6m19cm às 8h da manhã deste sábado. Em Montenegro a Defesa Civil também está usando uma régua física, que hoje às 9h marcava 6m59cm, tendo subido 2 centímetros na última hora e segue o município em cota de inundação.
0 Comentários