Reclamação sobre atendimento no Sagrada Família causa repercussão e hospital presta esclarecimentos

Uma postagem nas redes sociais, através do grupo Reclame São Sebastião do Caí, ganhou grande repercussão. Sandra Paiva relatou a situação de uma paciente que necessitou de atendimento de urgência no Hospital Sagrada Família. A pessoa veio a falecer e ela diz que espera que se tomem providências para que outras não tenham que passar por situações de desrespeito e humilhações. A reportagem fez contato com a direção do hospital, a qual emitiu nota alegando que as denúncias não correspondem aos fatos verificados.
“Não dá para aceitar que dentro de um hospital, que tem responsabilidade com a vida das pessoas, se possa perder exames e medicações (adquiridas por familiares) entregues em mãos a enfermeira responsável, autorizações assinadas por familiares e pelo respectivo médico de plantão, entre outras coisas absurdas”, protestou. Sandra também reclamou da demora no atendimento. “Um único médico de plantão atende desde casos graves até mais leves, necessitando muitas vezes se ficar horas aguardando”, diz. Relatou ainda que a internação só ocorreu após os exames de raio-x e de eletrocardiograma, apesar do encaminhamento médico com pedido de baixa urgente. E afirmou que a demora continuou. “A cada troca de plantão surgia um problema novo”, disse, se queixando do mau atendimento de alguns profissionais. “Tivemos que passar não só pela dor de ver um familiar sofrendo, como também por todos os absurdos que jamais poderiam ter ocorrido”, declara. “Foram necessárias 38 ligações para conseguir falar com a pessoa responsável”, completa. “Para nossa tristeza, a pessoa que amávamos partiu deixando dor e saudade, ficando dessa experiência a indignação por tudo que ocorreu”, enfatiza.
Sandra lembrou que após às 22h se encerra o plantão de atendimento no Posto de Saúde Central, sendo que as unidades básicas (UBS) funcionam de segunda a quinta-feira em horário comercial e nas sextas-feiras até às 13h. Fora este horário, a população tem como opção o atendimento de urgência do hospital Sagrada Família.
A postagem gerou dezenas de comentários, incluindo outros relatos e denúncias.
A reportagem entrou em contato com a direção do hospital e com a secretária municipal de saúde de São Sebastião do Caí, Neiva Santos. “Vamos buscar esclarecimentos junto a direção do hospital”, disse Neiva, enquanto se deslocava para um compromisso em Caxias do Sul. “A gente precisa trabalhar em rede para que as coisas funcionem. Como o município faz um repasse de recursos mensais para o atendimento no hospital Sagrada Família, quando tem alguma situação nós fizemos contato com a direção e se tenta resolver”, disse.
Nota da Direção do Hospital Sagrada Família
A Direção do Hospital Sagrada Família informa que as alegações divulgadas não correspondem aos fatos verificados. Segundo a instituição, a paciente recebeu integralmente a assistência necessária, dentro dos protocolos clínicos vigentes, contando com uma equipe multiprofissional qualificada e comprometida com a segurança e a qualidade do atendimento prestado.
O hospital esclarece ainda que o protocolo de atendimento inclui avaliação clínica e realização de exames complementares para determinar a necessidade de internação, conforme critérios técnicos e assistenciais. Ressalta-se que foi oferecida à paciente a possibilidade de transferência, em conformidade com as boas práticas hospitalares.
Por fim, o Hospital Sagrada Família reitera que permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e mantém canal de comunicação aberto com os familiares da paciente, reforçando seu compromisso com a transparência e a ética no cuidado à saúde.”



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