Prefeitura reforça estrutura para atender gestantes

Todas as gestantes de Montenegro que precisarem de atendimento médico a partir das 19h desta sexta-feira devem se dirigir até a Secretaria Municipal da Saúde (Assistência), no bairro Timbaúva. A equipe está sendo reforçada para preencher a lacuna deixada pelo Hospital Montenegro, que suspendeu os serviços de seu centro obstétrico esta manhã.
Segundo o HM, a medida se deve à falta de equipe mínima – médicos obstetras e pediatras – para compor a escala de Plantão. O quadro impede a manutenção de uma assistência segura, conforme preconizam as resoluções do Conselho Federal de Medicina.
A secretária municipal da Saúde de Montenegro, Andreia Coitinho da Costa, recebeu a notícia com surpresa e agiu rápido. “Imediatamente, entramos em contato com o Estado, pedindo a elaboração de um Plano de Contingência”, explica. Há pouco, a 1a Coordenadoria Regional de Saúde divulgou um documento com orientações a serem seguidas pelos próximos cinco dias.
Havendo necessidade, as gestantes deverão procurar o Plantão 24h da Secretaria. “Estamos com a equipe médica apta a fazer o atendimento inicial e os encaminhamentos necessários conforme determina o Plano de Contingência do Estado”, ressalta Andreia. O transporte das pacientes até o hospital de referência será realizado pela SMS. Os casos de risco habitual serão direcionados a Sapucaia do Sul e os de alto risco, para Canoas.

0 Comentários

Deixe um Comentário

catorze − dois =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password