Por 5 votos a zero, STF decide tornar réus o ex-presidente Bolsonaro e sete aliados

Denúncia foi aceita por unanimidade e agora vai iniciar a fase de processo - Crédito: STF

Foi concluído nesta quarta-feira, dia 26, em Brasília, o julgamento para análise do recebimento ou não da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados por tentativa de golpe de Estado. E todos os cinco ministros da primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram por aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República, acompanhando o relator Alexandre Moraes e assim abrir ação penal contra Bolsonaro e os demais denunciados, os quais então se tornam réus no processo.

Além de Bolsonaro, foram denunciados os ex-ministros Augusto Heleno (GSI), Braga Netto (Casa Civil), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Anderson Torres (Justiça), mais o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, deputado-federal Alexandre Ramagem e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid. Bolsonaro, que apareceu de surpresa no início do julgamento ontem, hoje não esteve presente. Ele foi denunciado por tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Logo após a decisão, o ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou afirmando que as acusações são infundadas. A fase de processo deve ocorrer no segundo semestre deste ano, com a parte de instrução, coleta de provas e depoimentos, para depois sair a sentença de condenação ou não.

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezesseis + 1 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password