Pai e filho descobrem três novos asteroides e colocam o nome de Caí

Caiense Márcio Mattner e seu filho Arthur, de 16 anos, foram convidados para receberem medalhas de reconhecimento no Ministério em Brasília, mas dependem de recursos para a viagem

O Governo Brasileiro, em parceria com o Observatório Nacional e a Nasa, tem firmado parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um projeto que são formados cidadãos cientistas, os quais são voluntários ao redor do mundo que documentam registros.

Os telescópios PS1 e PS2, que ficam no Havai e monitoram o espaço, geram inúmeros arquivos de imagens. As instituições não possuem pessoal em número suficiente para analisar tantos arquivos de imagens gerados pelo observatório astronômico norte-americana. Por isto foi lançado este programa internacional que envolve vários países coordenados pela Nasa.

O caiense Márcio Mattner, de 45 anos e seu filho Arthur da Silva Mattner, de 16 anos, que é formando da turma 91 da Escola Estadual Josefina Jacques Noronha, de São Sebastião do Caí, decidiram se inscrever no programa. “Fomos recrutados e nas análises do mês de agosto deste ano detectamos três asteroides que nunca haviam sido observados antes. Assim nos tornamos os descobridores dos mesmos, inclusive já confirmados pela Agência Espacial”, comemora Márcio. “Fomos agora convidados a participar da cerimônia de entrega de medalhas e certificados das descobertas em evento que ocorrerá no dia 20 de outubro deste ano no centro de convenções Ulysses Guimarães, em Brasília”, completa.

Em homenagem ao seu município, pai e filho colocaram os nomes dos três asteroides de CAÍ. Foram nominados então de Caí 0003, Caí 0011 e Caí 0030. Os caienses agora correm contra o tempo para conseguir os recursos para pagar as passagens de ida e volta para Brasília. Quem puder ajudar pode enviar pix através da chave (51) 993764716, em nome de Marcio, no Banco Santander, agência do Caí. Já estão recebendo alguns apoios. E estiveram na Câmara de Vereadores ontem, segunda-feira, explicando como foi a conquista. Agora é contar com o apoio da comunidade para representar o Caí e receber a premiação de reconhecimento pela descoberta.

0 Comentários

Deixe um Comentário

1 × quatro =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página