Operação combate golpe de invasão de contas gov.br para venda de veículos clonados

Ocorreram 15 prisões até o início da semana, com buscas em várias cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro - Crédito: Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou no Estado, nesta quarta-feira, dia 7, a Operação Krypteia, no combate à organização criminosa responsável por estelionatos envolvendo a venda e transferência de veículos clonados a partir de invasões de contas GOVBR.

Estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 25 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Charqueadas e Arroio dos Ratos, além de Florianópolis (SC), São José (SC), Palhoça (SC), Criciúma (SC) e no Rio de Janeiro. Cerca de 120 policiais civis estão participando das ações. Até o início da manhã pelo menos 15 suspeitos tinham sido presos, acusados de aplicarem golpes em três Estados, incluindo o Rio Grande do Sul. Entre os presos, seis já estavam no sistema prisional, entre eles um homem de 40 anos apontado como o líder do esquema criminoso. Condenado a mais de 70 anos de prisão, ele está recolhido em Charqueadas, mas seguia no comando da organização criminosa.

Conforme a Polícia, o grupo é especializado em estelionatos, falsificação de documentos, invasão de dispositivos informáticos, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e lavagem de dinheiro. Também foram expedidos 25 mandados de busca e apreensão e três de sequestro de bens.

A investigação iniciou a partir de uma vítima que comprou um veículo pelas redes sociais por R$ 80 mil e depois descobriu que estava clonado, roubado dias antes em Porto Alegre. A investigação aponta que depois de clonado, os criminosos passavam os dados para um estudante de tecnologia e programação de dados no Rio de Janeiro, que também foi preso. Ele seria o responsável por invadir a conta gov.br do proprietário original para ter acesso a documentação dos veículos. Em seguida os carros eram anunciados nas redes sociais por valores abaixo do mercado.

0 Comentários

Deixe um Comentário

dois × quatro =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password