Obra de muro de contenção inicia em Júlio de Castilhos

Iniciaram os trabalhos para a construção de muro de contenção (gabião) na comunidade de Júlio de Castilhos, no lote 02. A estrutura vai apresentar 50 metros de extensão e 6 metros de altura. Essa obra, no valor de R$ 989.667,31, foi viabilizada através de recursos da Defesa Civil, após o desmoronamento do talude, em 2024, que trouxe risco de colapso ao asfalto.
Os serviços estão sendo executados pela Empresa Construtora Giovanella LTDA. No local, também vai ser realizada a reconstrução do talude com grande volume de aterro, além de melhorias no sistema de drenagem, com o objetivo de evitar novos riscos no local.
O secretário de Obras, Diego Heckler, e o engenheiro do município, Julio César Thiesen, estiveram no local acompanhando o andamento dos serviços. “As enchentes provocaram danos em nosso município e, sem dúvida, a comunidade de Júlio de Castilhos foi uma das mais afetadas. Esse muro de contenção, junto com as melhorias na drenagem, vão ser importantes para estabilizar a área e evitar novos riscos no futuro”, comenta Heckler.
Rompimento de rochas
A Prefeitura de Salvador do Sul, por meio da Secretaria de Obras, está realizando o rompimento de rochas na Estrada Geral da Encruzilhada do Maratá. O serviço está sendo executado tanto no meio da via, para facilitar a circulação dos veículos, quanto nas laterais, para otimizar o escoamento da água das chuvas.
A quebra das rochas auxilia na manutenção das estradas rurais, pois evita que pontas expostas prejudiquem a trafegabilidade e possibilita a abertura das sarjetas com profundidade adequada. Isso contribui diretamente para a durabilidade do serviço de patrolamento, encascalhamento e compactação do solo.
De acordo com o secretário de Obras, Diego Heckler, essa é uma intervenção importante para solucionar um problema histórico da via. “Estamos resolvendo um transtorno que há anos dificultava o tráfego na região. Esse serviço melhora as condições da estrada e, além disso, vai ser levado para outras vias do interior que possuem o mesmo contratempo”, destaca.
0 Comentários