Obra da ponte de Piedade precisa de ajustes

Previsão de conclusão é para fevereiro do próximo ano - Crédito: Prefeitura de São Vendelino

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Defesa Civil, prorrogou o prazo de conclusão da ponte alta da Piedade para 8 de fevereiro de 2026. O aditamento de prazo se deve a alguns ajustes que são necessários ao projeto inicial, a fim de garantir melhor atendimento às necessidades, trafegabilidade, mais segurança e mobilidade aos usuários e também aos moradores do entorno. A travessia no local está interrompida desde maio do ano passado, quando a ponte foi levada pela enchente.
Em vistoria ao local da obra nontem, terça-feira, o prefeito Régis Fritzen, o vice e também secretário municipal do Planejamento, Fernando Angst, e o engenheiro da Prefeitura Everson Kerbes, conversaram com a equipe responsável pela execução da obra.
Conforme explica o engenheiro, duas principais alterações se fazem necessárias para que o projeto atenda de maneira mais satisfatória aos usuários, garantindo durabilidade e desempenho.
“O projeto inicial contemplava cortinas de contenção somente na parte superior das cabeceiras, e tivemos que ampliar essa estrutura também para a parte de baixo, a fim de evitar que o arroio, quando estiver alto, carregue esse material e forme um vazio no local, o que pode trazer problemas para a estrutura do pavimento”, diz Everson.
Outra alteração é na rampa de acesso, que previa inicialmente 25 metros de comprimento. “Mas essa inclinação ficaria muito elevada. Verificou-se a necessidade de ampliar essa rampa para 41 metros, para que essa declividade fique em torno de 8%, o que é mais adequado para o trânsito de veículos leves e pesados”, acrescenta.
O prefeito Régis explica que as alterações ao projeto inicial ocasionaram situações novas, como a necessidade de retirada do quiosque do Juvenal. “Agradecemos a compreensão do Juvenal e da comunidade de Piedade, e já antecipamos que em 2026 vamos realizar melhorias no campo, no entorno e na estrutura do Juvenal. Queremos garantir uma obra mais completa e segura para todos que utilizam a ponte, a escola e o espaço do Juvenal”, ressalta o prefeito.

Prefeito e vice estiveram conferindo o andamento dos trabalhos – Crédito: Prefeitura de São Vendelino

 

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

5 × um =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password