Novo pedágio na ERS-122 deve ser instalado no início de 2025 para reduzir tarifa no free flow de São Sebastião do Caí

Novo pedágio pode ser instalado próximo da divisa de São Sebastião do Caí com Bom Princípio

O prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio Campani, participou na tarde de ontem, quinta-feira, dia 26, em Porto Alegre, de uma reunião com o secretário estadual de parcerias e concessões, Pedro Capeluppi. O encontro foi agendado pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT). Também participou da reunião o assessor jurídico da Prefeitura, Diego Jensen.

Um dos pedidos foi quanto às notificações dos motoristas que não pagaram a tarifa do pedágio. Neste ano, até 31 de julho, só no pedágio de São Sebastião do Caí na ERS-122 foram mais de 90 mil condutores multados por não pagarem dentro do prazo de 15 dias. Foi solicitada a ampliação do prazo para 30 dias, garantindo um tempo maior para o pagamento e sendo o motorista avisado da notificação. A decisão sobre a mudança cabe ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). “A concessionária pode fazer contato com o proprietário do veículo, antes do fim do prazo, para que ele tenha tempo de pagar e evitar a multa”, entende Campani.

Atualmente, caso o valor da tarifa do free flow não seja quitado em até 15 dias após a passagem pelo pórtico, o proprietário do veículo receberá uma multa por evasão. A penalização acarreta no pagamento de R$ 195,23 ao Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O pagamento da multa não quita o saldo devedor com a concessionária, que pode acarretar ao valor juros e na inclusão do nome negativado do proprietário do veículo em órgãos de cobrança, como Serasa e SPC.

Outro pedido encaminhado pelo prefeito é para que o Governo e a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) agilizem a instalação de outro pórtico do free flow na ERS-122, conforme teria sido acertado anteriormente. Tinha-se inclusive a expectativa que outro pedágio pudesse ser instalado até agosto deste ano entre os km 19 e 20, próximo da divisa entre São Sebastião do Caí e Bom Princípio, na Bela Vista. Com isso poderia reduzir o valor das tarifas no free flow do Areião (km 4,6), em São Sebastião do Caí, atualmente em R$ 12,30 para automóveis. “O secretário informou que já receberam os levantamentos da concessionária, sobre o fluxo de veículos, em São Sebastião do Caí e Bom Princípio, para definir o local certo em que será instalado. E com base nestes números ter uma definição da tarifa”, diz Júlio, acreditando que nos próximos dias deve ter um anúncio do Governo do Estado. E a previsão é de que o novo pedágio seja instalado no início do próximo ano.

Pedidos foram encaminhados pelo prefeito Júlio Campani e deputada Sofia Cavedon em reunião ontem

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezessete + vinte =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página