Novo alerta para chuva forte e temporal

Imagem ilustrativa/Inmet

A Defesa Civil do Estado emitiu mais um alerta sobre risco de temporal com chuva forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e vento forte. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou alertas quanto ao rico de temporais no Rio Grande do Sul, na cor laranja, que indica o nível intermediário de perigo.

De acordo com o Inmet, neste sábado, dia 7, são esperadas tempestades em áreas do Estado, com acumulados de chuva que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas, além de ventos de até 100 km/h e risco de queda de granizo. O aviso vale para a Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra Gaúcha e municípios do noroeste do Estado. Portanto, pode impactar também o Vale do Caí caso se confirme elevado volume de chuva na Serra e mesmo na Região Metropolitana, que fica muito próxima.

O rio Caí ainda está com nível alto da chuva da última quarta-feira. Em Montenegro, por exemplo, a régua da CPRM, que monitora a bacia hidrográfica, apontava no início da tarde 3m68cm, em cota de atenção, após recém ter saído da cota de alerta de mais de 4 metros, sendo que a inundação é acima dos 6 metros. A régua em São Sebastião do Caí também aponta cota de atenção, estando em 5m13cm às 15h, sendo que a inundação é a partir dos 10m50. Na Serra, a régua em Nova Palmira (Caxias do Sul), aponta o nível do rio em cota de atenção.

O Vale do Caí sofreu cinco cheias do rio desde o primeiro ciclone de junho, quando foi registrada uma enchente histórica, com grandes prejuízos na região. É o ano com mais enchentes dos últimos tempos.

0 Comentários

Deixe um Comentário

17 − 9 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página