Nova elevação do rio em São Sebastião do Caí causa preocupação

Com as chuvas que acontecem desde a noite passada na região, o rio voltou a subir em São Sebastião do Caí, o que novamente causa preocupação. Moradores das zonas ribeirinhas temem um repique da enchente, como aconteceu na grande inundação ocorrida em maio deste ano, que foi seguida de uma nova cheia.

O nível do rio chegou a 14m66cm no início da tarde da última segunda-feira, quando estabilizou e começou a baixar. Recuou até às 10h da manhã de hoje, segunda-feira, quando estava em 10m24cm, já saindo da cota de inundação. Só que com a volta da chuva o nível do rio voltou a subir, tendo subido 24 centímetros desde então e marcando 10m48cm às 15h, já chegando na cota de inundação de 10 metros e meio;

Para o coordenador da Defesa Civil caiense, Enio dos Santos, na cabeceira do rio Caí o volume de chuva não é tão preocupante, mas ressalta que já era esperada uma elevação, devendo se aguardar as próximas horas para ver o volume de precipitação na região. Enio diz que por sorte não houve muita chuva na Serra e o rio praticamente não subiu. Em Caxias do Sul, conforme a régua da CPRM em Nova Palmira, o rio subiu apenas 30 centímetros hoje, tendo chovido 40 milímetros nas últimas 24 horas.

Em Feliz o rio subiu cerca de 40 centímetros hoje, ficando abaixo da cota de alerta e marcando 4m26cm às 15h.

E em Montenegro o rio segue baixando. Chegou a 7m62cm ontem, terça-feira, mas já recuou em um metro e às 16h desta quarta-feira marcava 6m70cm na régua da Defesa Civil. Como está subindo no Caí, deverá ter também uma pequena elevação ainda em Montenegro.

Tanto em São Sebastião do Caí, como em Montenegro, muitas famílias ainda não retornaram para casa, estando em abrigos públicos ou moradias de parentes, aguardando o tempo melhorar e o rio baixar.

0 Comentários

Deixe um Comentário

15 + 7 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página