Municípios precisam mobilizar ao menos 2% dos eleitores para receber recursos da Consulta Popular
A votação da Consulta Popular 2024 teve início na segunda-feira e segue até sexta, dia 6, às 23h59. Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao Orçamento do Estado. Além do portal on line, os cidadãos poderão usar o aplicativo WhatsApp, por meio do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.
Neste ano, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta, valor distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) é a pasta responsável pela Consulta Popular, que em 2024 traz como tema a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio.
Para o Vale do Caí, a cédula de votação apresenta quatro propostas: armazenamento de água na propriedade rural; ações colaborativas para a inovação; projeto qualificar/equipar espaços para pessoas idosas e melhorias de acessos às propriedades turísticas dos municípios do Vale da Felicidade com pavimentação asfáltica. A região receberá R$ 1,88 milhão. Para ter direito aos recursos, porém, cada município precisa que 2% do eleitorado vote.
COMO VOTAR
Para participar da votação pelo site, o cidadão deve acessar o portal da Consulta Popular (https://consultapopular.rs.gov.br/inicial) informar o título de eleitor e, então, escolher a ação que deseja ver implementada. Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo link está disponível na página de votação.
0 Comentários